Teles divulgam cronograma de migração para IPv6

Operadoras de telecomunicações aproveitaram reunião realizada em São Paulo nesta terça-feira, 29, pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), para revelar os planos de implantação do protocolo IPv6 em seus equipamentos de conexão à Internet destinados. O IPv6 é um protocolo que suporta um número infinitamente maior de endereços IPs em relação ao IPv4, sistema atualmente utilizado.
A migração se dará, inicialmente, no mercado corporativo. Representantes da GVT comprometeram-se a oferecer suporte a IPv6 em sua infraestrutura de rede à partir de janeiro do ano que vem. A Oi e a Telefônica prometem fazer o mesmo no início do segundo semestre de 2012.
As três teles pretendem oferecer, ainda em 2011, conectividade IPv6 a alguns clientes, em sua maioria grandes fornecedores de conteúdo na web, em caráter extraordinário. A TIM declarou que tem sua rede preparada para a adoção do IPv6, mas que a migração ocorrerá de maneira gradativa.
A Algar Telecom (CTBC) e os provedores de links internacionais Highwinds, LANautilus, Level3 (ex-Global Crossing) e TIWS, segundo o NIC.br, já oferecem o suporte.

Recomendação

O NIC.br recomenda que todas as operadoras comecem a oferecer o suporte à conectividade IPv6 ainda em 2011 e a fazê-lo de forma generalizada em seus produtos para o mercado corporativo até julho de 2012. Recomenda, ainda, que testes com usuários finais sejam iniciados já no primeiro semestre de 2012. Para os provedores de conteúdo e qualquer empresa ou instituição com um sítio web ou outro serviço na Internet, a recomendação é que a preparação seja feita durante 2012, para começar a operar com IPv6 antes de janeiro de 2013.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui