FESTIVAL DE BRASÍLIA
29/11/2019, 22:40

Professora da Universidade Estadual do Ceará exibe curta no Festival de Brasília

Na noite da última quinta-feira, 28 de novembro, a professora da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu da Universidade Estadual do Ceará (Fecli/UECE) Sara Benvenuto, que também é cineasta, exibiu o curta-metragem "Marco" na Mostra Competitiva do 52º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.

A trama conta a história de Isadora, que decide retornar à sua cidade natal após saber que seu pai está gravemente doente. Ali, ela se depara com diversas situações machistas e revive sua tensa relação com a mãe, ao mesmo tempo em que enfrenta outras antigas questões familiares. O filme foi produzido e filmado na cidade de Iguatu, interior do Ceará.

Em debate realizado na manhã desta sexta, 29, Sara Benvenuto falou sobre a importância de registrar a cultura local em sua filmografia. "O que eu via nos filmes era totalmente caricaturado, distante da minha realidade. Quando criança, pensava que a minha cidade era 'meio errada', já que era diferente do que eu via na TV. Depois, entendi que a representação que era errada. Então senti essa urgência de trazer essas histórias do meu lugar, que é de onde eu posso falar. Para os meus alunos e principalmente para as minhas alunas, isso é muito importante. Quero que elas se reconheçam ali e saibam ainda que elas também podem fazer cinema", declarou.

Cine Alicerce

A professora e cineasta é idealizadora do Cine Alicerce, projeto de extensão e iniciação artística vinculado à Universidade Estadual do Ceará. O espaço, que funciona como um cineclube, promove sessões de curtas e longas seguidas por debates. O cineclube não tem fins lucrativos e é integrado por professores da unidade da Universidade em Iguatu e pelos alunos.

"É necessário criarmos espaços de resistência do cinema – especialmente no interior, onde eles são incipientes e frágeis, ainda mais quando envolvem e dependem de políticas públicas. Nossa ideia é formar plateia e também profissionais, porque queremos promover ainda algumas oficinas", contou Benvenuto.

O curta-metragem "Marco" concorre na Mostra Competitiva do 52º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, cujos vencedores serão anunciados neste sábado, 30 de novembro.

Comentários

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

© 1996-2019 Save Produções Editoriais. Todos os direitos reservados.
Top