Professora da Universidade Estadual do Ceará exibe curta no Festival de Brasília

Na noite da última quinta-feira, 28 de novembro, a professora da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu da Universidade Estadual do Ceará (Fecli/UECE) Sara Benvenuto, que também é cineasta, exibiu o curta-metragem "Marco" na Mostra Competitiva do 52º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.

A trama conta a história de Isadora, que decide retornar à sua cidade natal após saber que seu pai está gravemente doente. Ali, ela se depara com diversas situações machistas e revive sua tensa relação com a mãe, ao mesmo tempo em que enfrenta outras antigas questões familiares. O filme foi produzido e filmado na cidade de Iguatu, interior do Ceará.

Em debate realizado na manhã desta sexta, 29, Sara Benvenuto falou sobre a importância de registrar a cultura local em sua filmografia. "O que eu via nos filmes era totalmente caricaturado, distante da minha realidade. Quando criança, pensava que a minha cidade era 'meio errada', já que era diferente do que eu via na TV. Depois, entendi que a representação que era errada. Então senti essa urgência de trazer essas histórias do meu lugar, que é de onde eu posso falar. Para os meus alunos e principalmente para as minhas alunas, isso é muito importante. Quero que elas se reconheçam ali e saibam ainda que elas também podem fazer cinema", declarou.

Cine Alicerce

A professora e cineasta é idealizadora do Cine Alicerce, projeto de extensão e iniciação artística vinculado à Universidade Estadual do Ceará. O espaço, que funciona como um cineclube, promove sessões de curtas e longas seguidas por debates. O cineclube não tem fins lucrativos e é integrado por professores da unidade da Universidade em Iguatu e pelos alunos.

"É necessário criarmos espaços de resistência do cinema – especialmente no interior, onde eles são incipientes e frágeis, ainda mais quando envolvem e dependem de políticas públicas. Nossa ideia é formar plateia e também profissionais, porque queremos promover ainda algumas oficinas", contou Benvenuto.

O curta-metragem "Marco" concorre na Mostra Competitiva do 52º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, cujos vencedores serão anunciados neste sábado, 30 de novembro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui