A Mostra XV: Brazilian Film Festival completa o 10º aniversário na cidade de São Paulo com a apresentação, a partir desta sexta-feira, dia 29 de novembro, de 11 longas e nove curtas-metragens. As sessões acontecem no Cine Matilha, que fica no bairro da República.
A abertura será realizada no próprio dia 29, às 18h, no Cine Matilha, com a exibição do documentário pernambucano “Retratos Fantasmas”, de Kleber Mendonça Filho. Já o encerramento será no dia 7 de dezembro e contará com duas sessões, às 16h e 18h, com o documentário “Arte da Diplomacia”, de Zeca Brito, e o longa de ficção “Tia Virgínia”, de Fabio Meira.
A Mostra tem como diretora-geral a brasileira Ariani Friedl, que há mais de 40 anos vive em Chicago, Illinois, EUA. Além de divulgar e fortalecer o cinema brasileiro nos Estados Unidos, o festival tem como objetivo apresentar a realidade brasileira, sob a ótica dos cineastas do país, fugindo dos estereótipos pelos quais muitas vezes o Brasil é conhecido no exterior. Em São Paulo, no Brasil, a responsabilidade pela organização da Mostra é dos jornalistas e produtores culturais Luiz Oliveira e Rudi Gonçalves.
Na edição da Mostra XV, em Chicago, que aconteceu entre os dias 2 e 16 de novembro, o diretor Petrus Cariry foi um dos homenageados pela curadoria pelo seu filme, “Mais Pesado é o Céu”. A produtora Barbara Cariry, que esteve no evento representando Petrus, recebeu o Troféu Mostra XV.