Quanta já atendeu mais de 100 projetos com tecnologia de produção virtual

(Foto: Divulgação Quanta)

A Quanta vem se destacando no Brasil na oferta de serviços de produção virtual em conteúdos de entretenimento e em publicidades. Desde 2017, mais de 100 produções já fizeram uso de tecnologias da empresa.

A produção virtual, que ganhou destaque em séries como "The Mandalorian", já é utilizada em projetos de diferentes escalas, desde grandes produções internacionais até conteúdos locais, adequando-se às necessidades de cada produção e garantindo a máxima qualidade. "3%", a primeira série brasileira produzida pela Netflix, foi pioneira também em receber o uso dessa tecnologia na Quanta.

"A produção virtual pode ser aplicada em filmes de ficção, documentários, séries, reality shows, publicidades, broadcasts, videoclipes… trazendo inúmeras possibilidades de forma ampla e não se resumindo necessariamente a alguma área fixa", explica Diogo Costa Pinto, diretor de Tecnologia da Quanta.

Entre os principais projetos atendidos pela Quanta estão a recente minissérie "Senna", que estreia na Netflix nesta sexta-feira, dia 29 de novembro, "Os Quatro da Candelária" e "De Volta aos 15",  ambas também da plataforma; "As Five" e "Aruanas 2", do Globoplay; "Perfekta: Uma Aventura da Escola de Gênios", da Globo Filmes"; a série "Todxs Nós", do Prime Video; "O Beijo Adolescente", da Max; e "O Auto da Compadecida 2", que será lançado nos cinemas brasileiros no próximo mês de dezembro.

Produção Virtual

A produção virtual é uma tecnologia que utiliza painéis de LED como cenários em produções audiovisuais, possibilitando a substituição de fundos verdes utilizados tradicionalmente. Uma das vantagens é que permite a inserção de imagens em tempo real, facilitando assim a interação dos atores com o cenário.

Atualmente, ferramentas como a Unreal Engine, originada da indústria de games, com renderização em tempo real, contribuem com a  interatividade e maior controle no set audiovisual. Já o sistema OptiTrack possibilita a captura de movimentos para manipulação digital, tecnologia utilizada em filmes como "Avatar – O Caminho das Águas" e "Mogli – O Menino e o Lobo".

Já o uso de PreVis ou TechVis como ferramentas de produção virtual durante a pré-produção de um projeto aumenta o controle e a criatividade de forma eficiente e econômica. Dessa forma, todos os departamentos envolvidos participam ativamente no planejamento antes das filmagens, contribuindo para otimizar recursos e alinhando a visão criativa de forma colaborativa.

"Para contribuir com a formação de profissionais, criamos em 2021 a Quanta Escola, que oferece cursos de capacitação em diversas áreas da produção audiovisual, de forma gratuita e voltada para jovens em situação de vulnerabilidade social. Essa iniciativa tem como público alvo a diversidade e equidade, visando trazer um impacto social positivo para a comunidade e para o mercado audiovisual como um todo", conta Hugo Gurgel, diretor executivo da Quanta.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui