Publicidade
Início Newsletter (Pay-TV) Quanta já atendeu mais de 100 projetos com tecnologia de produção virtual

Quanta já atendeu mais de 100 projetos com tecnologia de produção virtual

(Foto: Divulgação Quanta)

A Quanta vem se destacando no Brasil na oferta de serviços de produção virtual em conteúdos de entretenimento e em publicidades. Desde 2017, mais de 100 produções já fizeram uso de tecnologias da empresa.

A produção virtual, que ganhou destaque em séries como “The Mandalorian”, já é utilizada em projetos de diferentes escalas, desde grandes produções internacionais até conteúdos locais, adequando-se às necessidades de cada produção e garantindo a máxima qualidade. “3%”, a primeira série brasileira produzida pela Netflix, foi pioneira também em receber o uso dessa tecnologia na Quanta.

“A produção virtual pode ser aplicada em filmes de ficção, documentários, séries, reality shows, publicidades, broadcasts, videoclipes… trazendo inúmeras possibilidades de forma ampla e não se resumindo necessariamente a alguma área fixa”, explica Diogo Costa Pinto, diretor de Tecnologia da Quanta.

Entre os principais projetos atendidos pela Quanta estão a recente minissérie “Senna”, que estreia na Netflix nesta sexta-feira, dia 29 de novembro, “Os Quatro da Candelária” e “De Volta aos 15”,  ambas também da plataforma; “As Five” e “Aruanas 2”, do Globoplay; “Perfekta: Uma Aventura da Escola de Gênios”, da Globo Filmes“; a série “Todxs Nós”, do Prime Video; “O Beijo Adolescente”, da Max; e “O Auto da Compadecida 2”, que será lançado nos cinemas brasileiros no próximo mês de dezembro.

Produção Virtual

A produção virtual é uma tecnologia que utiliza painéis de LED como cenários em produções audiovisuais, possibilitando a substituição de fundos verdes utilizados tradicionalmente. Uma das vantagens é que permite a inserção de imagens em tempo real, facilitando assim a interação dos atores com o cenário.

Atualmente, ferramentas como a Unreal Engine, originada da indústria de games, com renderização em tempo real, contribuem com a  interatividade e maior controle no set audiovisual. Já o sistema OptiTrack possibilita a captura de movimentos para manipulação digital, tecnologia utilizada em filmes como “Avatar – O Caminho das Águas” e “Mogli – O Menino e o Lobo”.

Já o uso de PreVis ou TechVis como ferramentas de produção virtual durante a pré-produção de um projeto aumenta o controle e a criatividade de forma eficiente e econômica. Dessa forma, todos os departamentos envolvidos participam ativamente no planejamento antes das filmagens, contribuindo para otimizar recursos e alinhando a visão criativa de forma colaborativa.

“Para contribuir com a formação de profissionais, criamos em 2021 a Quanta Escola, que oferece cursos de capacitação em diversas áreas da produção audiovisual, de forma gratuita e voltada para jovens em situação de vulnerabilidade social. Essa iniciativa tem como público alvo a diversidade e equidade, visando trazer um impacto social positivo para a comunidade e para o mercado audiovisual como um todo”, conta Hugo Gurgel, diretor executivo da Quanta.

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile