Bossa Nova e João Gilberto são revisitados na série "Do Som À Arte", no Music Box Brazil

João Gilberto e sua neta Sofia Gilberto, que assina a trilha de abertura da série

Um dos movimentos musicais mais influentes da história, responsável por popularizar a música brasileira no mundo, a Bossa Nova ganha uma série à altura de sua importância. Em "Do Som À Arte", que estreia dia 14 de abril, com exclusividade no canal Music Box Brazil, a história e o legado do gênero musical são resgatados através de entrevistas e depoimentos de artistas e pesquisadores cujas histórias se entrelaçam e confundem com a constante evolução do ritmo.

Com questionamentos estruturais e perguntas individuais, que exploram as particularidades da relação entre os entrevistados e a música, a série conversou com grandes nomes da música brasileira, como Roberto Menescal, Victor Biglione, Wanda Sá, Jaques e Paula Morelenbaum, Marcos Valle, Juliana Caymmi, Bernardo Lobo, Vanessa da Mata, Rubel, Claudette Soares, Alaíde Costa, entre outros. A série conversou ainda com diversos artistas brasileiros residentes nos EUA e Europa, e foi também ao Japão, país que tem uma grande comunidade de músicos apaixonados pela Bossa Nova.

Reconhecida como Patrimônio da Sociedade, a Bossa Nova surgiu na batida do violão de João Gilberto, que completaria 90 anos em 2021, e desde então influenciou toda a música brasileira e diversos gêneros musicais globalmente, constituindo uma linhagem de artistas e entusiastas que seguem absorvendo, reinterpretando e adaptando seu legado.

Esses laços de ancestralidade estão presentes na música de abertura da série, composta por Sofia Gilberto, filha de João Marcelo Gilberto e neta de João e Astrud Gilberto, e cuja letra empresta a clareza do olhar infantil para sintetizar a atemporal filosofia da Bossa Nova: "Meu lema é ser de Ipanema/ Sempre com o tema de Arte e Amor/ com a graça do mundo inteirinho cheinho de cor". A mesma linguagem dinâmica e espontânea do tema norteia a narrativa da série, que apresenta a genealogia da Bossa Nova e seu impacto na vida cultural e na nova geração de músicos brasileiros.

Na foto, João Gilberto e sua neta Sofia Gilberto, que assina a trilha de abertura da série.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui