A Netflix tem reduzido sua participação nos eventos de mercado – na última edição da CCXP, por exemplo, a plataforma optou por não participar. Já nesta edição do Rio2C ela esteve presente, mas em vez do tradicional painel de lançamentos no palco principal do evento, a empresa foi parceira da sessão patrocinada pela Embratur na tarde desta sexta-feira, 30 de maio, intitulada "Netflix e Embratur apresentam uma nova temporada: chegou a hora de viver sua própria história". Na ocasião, a plataforma de streaming e o órgão brasileiro apresentaram seu novo acordo que tem, como grande objetivo, promover o turismo audiovisual no Brasil. O ato formal de assinatura do acordo aconteceu no palco do evento carioca.
A parceria será composta por duas etapas. A primeira, uma campanha publicitária exibida em primeira mão no evento e que será divulgada oficialmente a partir desta sexta que associa o potencial turístico do Brasil a produções que já conquistaram o público global, como "Cidade Invisível", gravada na Floresta Amazônica; "Casamento às Cegas Brasil", com temporadas filmadas em destinos como Amparo (SP) e Bom Jardim da Serra (SC); e "Sintonia", que destaca as paisagens urbanas da periferia de São Paulo. A segunda fase prevê o lançamento de um guia de viagem que reunirá roteiros e experiências turísticas baseadas em títulos de destaque da Netflix, que tiveram alto engajamento local e global, e que refletem os principais ativos culturais que a Embratur deseja promover. O material será lançado no final deste ano e refletirá sobre os ativos culturais e naturais promovidos pela Embratur.
"O turismo audiovisual é uma tendência que vem crescendo cada vez mais nos últimos anos conforme vemos as fronteiras dos conteúdos cada vez mais fluidas e as produções de um país viajando pelos outros com mais facilidade", disse Mariana Polidoro, diretora de políticas públicas da Netflix Brasil. "Cenas contadas na tela despertam a curiosidade da audiência – do próprio Brasil e de fora – por conhecer não só os cenários, mas também a cultura a brasileira, a gastronomia, tudo que há de peculiar aqui".
Polidoro destacou que o turismo audiovisual tem sido impulsionado pelo poder público em diversos outros países, e contou que a Embratur procurou a Netflix justamente com essa inspiração. A plataforma, por sua vez, já estava certa do potencial: dentro do perfil do assinante Netflix, os que assistem aos conteúdos brasileiros têm 3,5 mais chances de colocar o país entre seus destinos prioritários para viagens. E isso vale não só para produções de ficção, mas também documentários e reality shows. Falando nessa inspiração internacional, a própria Netflix já fez parcerias desse tipo em outros territórios com os órgãos locais, como África do Sul, França e Espanha.
Nesse sentido, a executiva citou o empreendedorismo espontâneo que acontece quando determinada produção explora os cenários locais. Na França, onde foi gravada a série "Emily in Paris", já é possível contratar passeios turísticos que circulam pelas locações da produção. "As próprias pessoas de Paris começaram a organizar essa oferta econômica. Podemos ter coisas parecidas acontecendo no Brasil", acredita.
"Estamos muito felizes com o acordo. Já faz mais ou menos um ano que temos conversado. Existe uma equipe incrível trabalhando por trás que fez com que chegássemos até esse momento", celebrou Marcelo Freixo, presidente da Embratur. "Firmar essa parceria é decidir colocar o Brasil em mais dos 190 países onde a Netflix está presente e, assim, fazer com que as pessoas vejam o que temos de mais extraordinário e diverso", completou.
Freixo contou que a Embratur acaba de lançar um plano de marketing para divulgar o turismo brasileiro – algo inédito nos últimos 20 anos. Batizado de "Brasis", o plano visa promover o Brasil como um país único, mas que nunca foi um só. Nesse sentido, de chamar o mundo para visitar o Brasil, a parceria com a Netflix é estratégica.
E essa iniciativa vem para impulsionar ainda mais um setor que já está indo bem, que é o turismo. Segundo o presidente, o país nunca recebeu tantos turistas internacionais quanto agora – no ano passado, eles deixaram aqui 7,3 bilhões de dólares. Esse foi o valor da arrecadação do Brasil com o turismo internacional. Em 2025, apenas nos quatro primeiros meses do ano, já recebemos 4,4 milhões de pessoas vindas de fora. O objetivo do órgão, que era receber até 2027 8 milhões de turistas anuais, já será conquistado no final deste ano. "Isso é geração de emprego e renda. O turismo não é só sobre quem viaja, e sim sobre quem recebe", declarou. "Fizemos o dever de casa, aprendemos a apresentar o Brasil para o mundo e temos uma boa inteligência de dados. Agora, estamos lançando esse plano de marketing e trabalhando com ele nas 27 unidades da federação. O turismo será o grande motor da economia no século XXI, e o Brasil tem que se destacar nesse espaço de desenvolvimento econômico", acrescentou o presidente.
Em sua fala, Freixo mencionou ainda pesquisas globais que revelam que 44% dos norte-americanos escolhem seu destino de viagem a partir de um filme ou série que assistiram. Um em cada quatro asiáticos fazem o mesmo.
Fernanda Souza, apresentadora do reality da Netflix "Ilhados com a Sogra", que teve suas duas temporadas gravadas em praias dos estados de São Paulo e Alagoas, também participou do painel. O reality ficou no Top 5 global de séries de língua não-inglesa mais assistidas da plataforma, evidenciando o potencial das produções nacionais mostrarem o Brasil e suas diferentes paisagens para o mundo.