Nesta semana, durante o Fast Summit Samsung no Rio2C, o CEO e fundador da SOFA DGTL, Fábio Lima, anunciou o lançamento de três novos canais Fast que visam atender a interesses da audiência: o Filmelier TV Esperança, que reunirá filmes inspiradores e sobre superação de desafios; o Filmelier TV Paixão, que reunirá desde comédias românticas a longas sobre crimes passionais; e o Filmelier TV Vida Real, que agrega produções baseadas em fatos reais. Os canais em TV Conectada do grupo estarão disponíveis em toda a América Latina via Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku e Só Play.
Sobre a curadoria para os novos canais da marca Filmelier, Lima comentou que selecionar filmes por gênero, a forma mais comum de categorizar longas, está ultrapassada: "Em nossa análise de dados de consumo, percebemos que hoje a grande motivação para a escolha do que assistir são os interesses pessoais. Organizando nossos canais por estes temas, como 'esperança, paixão, e vida real', conseguimos organizar e ampliar a oferta de filmes dentro de cada um deles e atender a audiência".
A SOFA DGTL agora tem cinco canais do mesmo selo: quatro gratuitos Filmelier TV e um serviço por assinatura, o Filmelier+, que estreou com filmes ganhadores do Oscar, como a animação "Flow" e o documentário "Sem Chão". Todos seguem o mesmo processo de curadoria focada em boas histórias, e os canais gratuitos (Filmelier TV) servem como uma degustação do serviço para assinantes.
Somando os novos canais Fast Filmelier e Adrenalina Pura, marca também operada pela SOFA DGTL, a empresa ampliou sua visibilidade nas plataformas, passando de cinco para 14 feeds lineares no primeiro semestre de 2025, e estima um aumento superior a 100% da receita ao longo do ano com os canais gratuitos, assim como a valorização do CPM dos anúncios.
Novas oportunidades para anunciantes
Fábio Lima também contou no Rio2C sobre o novo acordo assinado com a empresa Kivi, que ficará responsável pela representação comercial de todo o inventário da SOFA DGTL, operando a negociação de espaços publicitários em toda sua rede de canais digitais. A SOFA DGTL atua no Brasil e na América Latina e já soma 20 milhões de horas assistidas por mês de conteúdo qualificado com foco em longas-metragens.
"A parceria com a Kivi chega em um momento de expansão da SOFA. Aumentamos nossa rede de canais digitais, sua distribuição, e ampliamos muito nosso inventário. Por isso, escolhemos uma empresa internacional especializada em mídia para TV Conectada, que tem capacidade de lidar com grandes volumes de conteúdo e fazer vendas diretas para nossos canais. Seremos capazes de atender a anunciantes que buscam nossas audiências qualificadas de cinema e nossas segmentações de público, com a possibilidade de criação de pacotes e formatos especiais entre nossos canais", adiantou.
Nesta sexta-feira, dia 30 de maio, às 10h, Lima será um dos palestrantes do painel "A Economia do Streaming" no evento, que apresentará o cenário atual para produção e consumo audiovisual e as diversas modalidades de negócios nas plataformas digitais.