OEI lança concurso de audiovisual para novos roteiristas

A Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) publica nesta quarta-feira, dia 1º de julho, um edital para a promoção do setor audiovisual. O chamamento público é voltado para roteiristas estreantes que tenham criado uma história original, cujo texto permaneça inédito para filmes de longa e curta-metragem e séries. A iniciativa conta com a parceria da Secretaria do Audiovisual (SAV) vinculada à Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo e do Instituto de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros (ICAB).

O projeto, que tem como objetivo revelar novos talentos, irá selecionar 45 roteiros de estreantes que participarão de formações e rodadas de investimentos com produtoras brasileiras. O edital pretende descobrir quem são esses roteiristas e capacitação-los por meio de treinamentos com os chamados Script Doctors (profissionais que aperfeiçoam roteiros) e conferência com grandes roteiristas do país. Após a formação, os talentos estarão aptos a entrar no mercado com suas obras aperfeiçoadas e poderão ainda participar de um evento promovido pelo ICAB com as maiores produtoras independentes do Brasil para terem a oportunidade de transformar seus roteiros em projetos para TV, cinema ou plataformas de streaming.

Além disso, os selecionados também contarão com uma ajuda financeira que pode chegar a até R$15 mil dependendo da categoria – longa, curta ou série. A premiação é uma forma de incentivo para aperfeiçoamento e adaptação da obra.

O financiamento do projeto é da OEI, dentro do Programa de Fortalecimento do Processo de Divulgação e Internacionalização da Produção Audiovisual Brasileira na Ibero-América. O programa foi criado em 2018 com o objetivo de lançar iniciativas inovadoras no setor, estimulando e divulgando o mercado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui