Festival comKids – Prix Jeunesse Iberoamericano 2021 divulga finalistas

O Festival comKids – Prix Jeunesse Iberoamericano 2021 anunciou a lista de produções finalistas que irão concorrer aos prêmios oferecidos nesta edição.Em 2021, mesmo frente aos desafios impostos pela pandemia da Covid-19, o festival recebeu um número recorde de inscrições: mais de 270, vindas de 11 países da América Latina e Península Ibérica.

A equipe da competição constatou que, de forma geral, os níveis de qualidade e volume de produções infanto-juvenis na região têm se mantido. Se destacam, em especial, as produções nas categorias de sete a dez anos, ficção e não ficção, que pela quantidade e qualidade, tiveram nota de corte alta – acima dos oito pontos.

Após a primeira fase de avaliação foi possível levantar, também, alguns pontos sobre o cenário do audiovisual infantil na região. A organização do Festival identificou pouca produção de não ficção para a primeira infância quando comparada a outras faixas etárias, apesar do imenso potencial de exploração temática e estética desses conteúdos para crianças pequenas. Também se constatou uma dificuldade de se falar diretamente com o público adolescente, apontada por diversos jurados, já que vários conteúdos falavam mais sobre adolescentes, do que para eles. 

Na categoria Conteúdos Curtos, o festival recebeu 57 inscrições de obras, demonstrando que as linguagens ágeis e que transitam pelas redes sociais e internet estão sendo produzidas em grande escala.

Muitos conteúdos com níveis altos de produção não foram incluídos na seleção final mas, para consultar todas as obras inscritas, será possível acessar o catálogo do festival, que será divulgado durante o evento, em formato digital.

Time de jurados 

A lista das produções finalistas é resultado do trabalho de avaliação coordenado pelo comKids com o pré-júri do Festival, uma comissão internacional de profissionais das áreas de mídia, educação, cinema e arte, com um olhar dirigido para o público infantojuvenil. A equipe foi formada por 27 profissionais, de nove países, que refletem uma mostra diversa e representativa da cultura da região. 

Na categoria até seis anos ficção, o pré-júri foi composto por Leonardo Khuriyeh (Brasil), Ludmila Figueiredo (Brasil), Álvaro Adib (Uruguai) e Mariana Hidalgo (Chile). Na categoria até seis anos não ficção, por Aldana Duhalde (Argentina), Irma Acosta (México) e Marcelo Rocha (Brasil).

Em sete a dez anos ficção, Ana Barbara Ramos (Brasil), Felipe Barquete (Brasil), Eneas Pereira (Brasil), Giselle Geney (Colômbia) e Vicky Romano (Argentina). De sete a dez anos não ficção, por Arthur Felipe Fiel (Brasil), Laura Piaggio (Argentina) e Waldete Tristão (Brasil). De 11 a 15 anos ficção, o pré-júri contou com Carlos Céspedes (Venezuela), Marcelo Lima (Brasil), Regla Bonora Soto (Cuba) e Vale Dotro (Argentina). De 11 a 15 não ficção, com Barbara Trugillo (Brasil), Fernanda Rotondaro (Argentina), Mariana Cano (México) e Solange Alboreda (Brasil). E na categoria de conteúdos curtos, os nomes foram Begoña Esteban (Espanha), Cristino Wapichana (Brasil), Débora Pill (Brasil), José Ángel Diepa Brito (Cuba) e Yenny Santamaría (Colômbia).

Listagem dos finalistas 

Todos os conteúdos nomeados como finalistas serão exibidos ao público participante do Festival, em sessões divididas por categoria e seguidas por votação em plataforma online, via streaming. As inscrições para participantes serão abertas no mês de julho. Os vencedores serão divulgados em transmissão ao vivo, a ser realizada no dia 16 de agosto.

A lista dos 85 conteúdos finalistas da edição 2021 do Festival comKids PJIBA, dividida por categorias, está disponível online para consulta

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui