Cooperação internacional
30/07/2015, 22:43

TV Brasil e SAV lançam editais de cooperação com países lusófonos

A TV Brasil e a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAv/MinC) lançarão, em parceria com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), editais que incentivam a cooperação entre países lusófonos na produção e teledifusão de conteúdos audiovisuais. A cerimônia de lançamento será realizada no dia 07 de agosto, na Casa de Angola, em Salvador (BA), e marca a estreia do Programa CPLP Audiovisual no Brasil.

O programa promoverá concursos para seleção de projetos de documentários e telefilmes de ficção também em Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

O concurso DOCTV CPLP, de fomento à produção e á teledifusão, está em sua segunda edição e visa sistematizar ações de capacitação, coprodução e teledifusão de documentários. O edital propõe um modelo de operação em rede por meio do qual, de forma simultânea, cada país participante coproduz um documentário nacional e as respectivas emissoras de televisão exibem as produções.

O FICTV CPLP, por sua vez, está em sua primeira edição e é dividido em duas linhas. A primeira, de apoio á produção, contará com convocatórias nacionais em Angola, Brasil, Moçambique e Portugal. A linha selecionará quatro projetos inéditos para a produção de telefilmes de ficção de 52 minutos, com orçamento de 150 mil Euros cada.

A segunda linha, que apoia o desenvolvimento de projetos, tpromoverá convocatórias nacionais em Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, selecionando cinco projetos inéditos para desenvolvimento de projetos técnicos de realização de telefilmes de ficção, de 52 minutos, com orçamento de 40 mil Euros.

Os projetos apoiados nas duas linhas do FICTV devem ser adaptados de obras literárias nacionais. As inscrições ficarão abertas até dia 31 de outubro.

Nossa língua

O projeto promovido em parceria com o CPLP também prevê a realização do Programa de Intercâmbio e Teledifusão de Documentários da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, que fará uma seleção de quatro documentários não inéditos em cada um dos países integrantes da Rede CPLP. O objetivo é montar uma série de 36 obras cuja temática esteja relacionada com as realidades nacionais. A série, com orçamento de 240 mil Euros para custear a legendagem e remasterização, será exibida pela TV Pública de cada um dos países integrantes da rede.

Serviço
CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa
Informações: www.cplp.org
Contato cplpaudiovisual@ebc.com.br.

Comentários

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

© 1996-2019 Save Produções Editoriais. Todos os direitos reservados.
Top