Percurso evolutivo de espécies exóticas é tema de nova série do Discovery

Neste domigo, dia 2 de agosto, às 22h45, o Discovery estreia a série inédita "Planeta Misterioso", que investiga o percurso evolutivo de espécies exóticas de cinco biomas.

Cada episódio foca em uma região diferente. A produção faz uma viagem no espaço e no tempo para mostrar o que torna esses lugares tão especiais e como eles moldaram as criaturas neles habitam. Passando por locais como florestas da Indonésia, desertos andinos, cenários caribenhos e grandes altitudes da Etiópia, a série empreende jornadas que, com ajuda de alta tecnologia na captação de imagens e de animações que recriam o passado geológico terrestre, reconstituem os principais eventos que deram origem às faunas locais.

As câmeras registram de perto animais exóticos, espécies únicas que representam os resultados do processo evolutivo. As respostas para a profusão da vida nesses habitats selvagens estão nas forças geológicas que ainda hoje moldam nosso planeta: da movimentação das placas tectônicas e a mudança na configuração dos continentes, ao poder que emana do centro da Terra e chega à superfície na atividade explosiva dos vulcões.

No episódio de estreia, o programa visita a Indonésia, arquipélago escondido entre Ásia e Austrália. Ali, cada ilha tem fauna com seus próprios atrativos e funciona como um verdadeiro laboratório evolutivo. Cercadas pelos oceanos, as ilhas isolam a fauna que precisa se adaptar ao território limitado, aos recursos disponíveis e às interações entre espécies que vão se modificando mutuamente. Grandes migrações não são possíveis para os animais terrestres, então é comum o surgimento de espécies únicas, encontradas apenas em determinadas ilhas ou conjunto delas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui