Em 2015, o lançamento de "Divertida Mente" já havia sido mais um acerto da Pixar. Com uma estreia no Festival de Cannes daquele ano, o filme conquistou mais de 800 milhões de dólares, além de ter vencido o Oscar de Melhor Animação e ter conquistado uma indicação na categoria de Melhor Roteiro Original na edição da premiação em 2016. No Brasil, o filme conquistou um lugar na cultura pop ao render memes, popularizando o termo divertidamente para se referir às emoções.
Quase 10 anos após o primeiro filme, "Divertida Mente 2" chega aos cinemas brasileiros vendendo impressionantes 20 milhões de ingressos e ultrapassando R$ 400 milhões em bilheteria, ultrapassando "Vingadores: Ultimato" e tornando-se o filme de maior renda em território nacional. Ao redor do mundo, a produção já ultrapassou a marca de US$ 1,5 bilhão, sendo a animação de maior arrecadação da história.
De acordo com os dados da Parrot Analytics, o filme também tem no Brasil um dos mercados de maior popularidade em termos de demanda. Ao ir além das métricas tradicionais, a demanda engloba o consumo de buscas online, redes sociais, consumo em sites de vídeos e em plataformas open-streaming. Através dessa metodologia é possível mapear toda a jornada de descoberta de um conteúdo, quantificando a popularidade de um título na economia de atenção. No mês de junho, "Divertida Mente 2" registrou uma demanda de 82,4 vezes a média de todos os títulos no Brasil, um patamar apenas atrás dos Estados Unidos e do México.
A performance do filme no Brasil mostra uma decisão acertada da Disney quanto ao planejamento das ações de marketing, alimentando uma curva de demanda ascendente até o lançamento nos cinemas. Ao mapear todo o engajamento da produção ao longo de todo 2024, podemos perceber uma crescente após o anúncio da atriz Tatá Wenerck como a dubladora brasileira da personagem "Ansiedade". A 15 dias antes da estreia, o filme já figurava no top 10 títulos, entre séries e filmes, de maior demanda do mercado brasileiro, rendendo um patamar excepcional em sua estreia.
Em um momento de debates sobre como a animação deveria ser mais valorizado por Hollywood, "Divertida Mente 2" mostra a força desse formato no Brasil e no mundo. Com a presença de novas emoções, a sequência é capaz de gerar identificações em diferentes níveis entre crianças e adultos, rendendo, dessa maneira, recordes históricos.