Roteiristas criam nova associação

Teclado máquina de escrever

Como antecipado por esse noticiário em fevereiro (leia aqui), as duas principais associações de autores, a AR (Associação de Roteiristas) e a AC (Autores de Cinema), se uniram para formar a maior associação de autores roteiristas profissionais do mercado de audiovisual do Brasil. A nova entidade se chama Abra (Associação Brasileira de Autores Roteiristas), e terá como presidente o escritor e roteirista Ricardo Hofstetter e como vice-presidente o roteirista Thiago Dottori.

A Abra nasce com mais de 400 roteiristas profissionais associados e pretende ser a equivalente brasileira à WGA norte-americana (a Writers Guild of America).

"Nossa legislação é Kafka puro. Ela diz que os autores originários de uma obra original são o roteirista, o diretor e o músico. Mas só os músicos recebem direitos de exibição"
Ricardo Hofstetter

Entre seus membros estão Bráulio Mantovani, Carolina Kotscho, David França Mendes, Elena Soarez, Geraldo Carneiro, Marcos Bernstein, Marcílio Moraes, Maria Camargo, Newton Cannito, Ricardo Linhares, Sérgio Marques e Walcyr Carrasco.

A Abra continuará o trabalho feito pelas associações originais, que existem há 16 (AR) e dez anos (AC), atuando na defesa dos direitos dos profissionais do roteiro do audiovisual no Brasil e buscando estabelecer relações de mercado mais justas e equilibradas.

Em breve, a Abra lançará uma campanha de filiação para atrair jovens roteiristas e outros roteiristas profissionais que ainda não tenham se associado, aumentando ainda mais a abrangência e representatividade da associação.

3 COMENTÁRIOS

  1. Olá, boa tarde.
    Não sou Roteirista profissional. Sou músico, compositor. Porém, escrevi um Roteiro de filme, que acho muito legal. Como faço para apresentá-lo a um profissional para analisar e quem sabe fazer do mesmo um "BOM FILME".
    Obrigado.
    Abraços.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui