SES quer ampliar a prestação de serviços na América Latina

A SES está dando alguns importantes passos para ampliar a sua atuação na América Latina, deixando de trabalhar apenas na venda de MHz. Segundo Jurandir Pitsch, diretor da empresa para a América do Sul, a SES passa a atuar com prestação de alguns serviços, inclusive aceitando maior risco ao adotar a cobrança por assinante.

Uma das novidades é o lançamento oficial da MX1, que acontece na próxima semana, durante o IBC, em Amsterdã. Trata-se da empresa de serviços de mídia digital resultante da fusão da RR Media, adquirida pela operadora satelital, e de sua subsidiária SPS – SES Platform Services. A nova empresa conta com cerca de 700 funcionários e já distribui aproximadamente 1,5 mil canais de televisão. A MX1 – que conta com media centers em Israel, Reino Unido e Alemanha – administra o playout de canais e entrega conteúdo para plataformas de VOD, usando, inclusive, plataformas de distribuição terrestre.

Outra iniciativa, conta Pitsch, é que a SES espera lançar comercialmente até o final do ano a sua plataforma de VOD por satélite Liquid, já em teste em algumas operações. Pelo serviço, operadoras de DTH podem agregar o serviço de VOD real aos seus pacotes. A plataforma exige um set-top box com uma capacidade de armazenamento de 8 GB ou mais para carregar metadados do acervo de filmes, bem como o primeiro trecho de cada título. Quando o usuário começa a assistir, a caixa vai gravar o restante do título, que é transmitido em uma espécie de carrossel, juntamente com todo o acervo, via satélite. "Não dá para ter um acervo de milhares de títulos, mas o que as pessoas mais demandam são mesmo os blockbusters. Um acervo com 50 a 100 títulos é suficiente", diz o executivo.

Por fim, o executivo lista o serviço SAT/IP, já lançado pela operadora, mas que a sua adoção na América Latina acabou inviabilizada por um empecilho técnico. Pelo sistema, as caixas de DTH podem distribuir na casa do assinante o conteúdo de canais de TV através da rede IP. Segundo Pitsch, a adoção já é substancial no mercado europeu, onde há um número muito grande de canais free-to-air no satélite. No Brasil, o DTH é formado quase que exclusivamente por canais pagos e, portanto, codificados por sistemas de acesso condicional.

Para viabilizar a adoção na região, a operadora anunciará em breve um acordo com um parceiro de tecnologia de criptografia. O sistema pode ser usado em residências, sendo que a caixa é equipada com oito tuners, permitindo que o mesmo número de dispositivos assistam canais distintos simultaneamente; ou em grandes edifícios, como hoteis, contando com caixas com maior número de tuners. Hoje, já é possível receber até 20 canais simultâneos, mas um novo equipamento com mais de 30 tuners deve ser lançado em breve.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui