9º Cinefantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico acontece em setembro, em São Paulo

A 9º edição do Cinefantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico será realizada entre os dias 3 e 8 de setembro no MIS, Museu da Imagem e do Som, em São Paulo. Com entrada gratuita, o evento exibe um total de 119 filmes produzidos por 26 países diferentes, sendo a maioria inédita no circuito nacional.

A programação conta com as mostras Competitiva, que inclui longas e curtas; Fantástica Diversidade, que conta com a curadoria do diretor Hsu Chien; Mulheres Fantásticas, com um aumento de mais de 100% de realizadoras comparando com a edição passada; Espanha Fantástica; Animação; Brasil Fantástico; Estudante; Fantasia; Ficção Científica; Horror; e Sessões Especiais, além de atividades inclusivas e atividades paralelas com debates sobre o mercado fantástico e geek no Brasil e o workshop de Narrativas Fantásticas.

"Morto Não Fala", do diretor Dennison Ramalho, abre o Festival. O filme, inédito em São Paulo, será exibido em sessão especial aberta ao público no dia 3 de setembro, quarta-feira, às 20h. No elenco da trama estão Daniel de Oliveira, Fabíula Nascimento, Bianca Comparato e Marco Ricca.

A programação reúne recentes lançamentos do cinema fantástico mundial contemporâneo. Entre eles, os longas inéditos no Brasil "O Último Nascer do Sol", do diretor chinês We Ren, premiado como melhor filme no Fantasporto, Worldfest Houston e Phoenix Film Festival; "Você Não Sai Da Minha Cabeça", do belga Dimitri de Clercq; "Obscuro Despertar", do mexicano Carlos Preciado com a atriz Daniela Ortiz; "A Compositora", do israelense Alon Newman; "As Lágrimas da Casa de Qala", do maltês Mark Doneo; entre outros. Alguns diretores estarão presentes nas sessões.

Entre os brasileiros, o Festival traz "A Noite Amarela", de Ramom Porto Mota, exibido no Festival Internacional de Roterdã; a animação curitibana "O Bem-Aventurado", de Tulio Viaro; e "Fakir", de Helena Ignéz, além de curtas-metragens vindos das cinco regiões do país.

O Festival fará uma homenagem ao diretor e ator José Mojica Marins com a criação de um troféu que leva o seu nome – ele será entregue aos vencedores de cada categoria na cerimônia de encerramento, que acontece em 8 de setembro, domingo, às 19h. Outra homenagem é para o clássico "A Bruxa de Blair", de Daniel Myrick e Eduardo Sanchez, que completa 20 anos em 2019. O longa será exibido no dia 7 de setembro, sábado, às 17h.

A premiação do Cinefantasy é composta por 23 categorias, contemplando os melhores longas e curtas-metragens de fantasia, horror e ficção científica, além de prêmios técnicos como melhor direção, roteiro, ator e atriz. A novidade é o prêmio Aquisição Elo Company, no qual o curta premiado terá representação comercial no território nacional pelo período de 12 meses em plataformas do audiovisual.

O 9º Cinefantasy é realizado por meio do edital do ProaC, da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, Vermelho Filmes e Fly Cow Produções e conta com os apoios do MIS – Museu da Imagem e do Som, CTAv – Centro Técnico Audiovisual, Mistika, Elo Company e Embaixada da Espanha no Brasil. A programação completa está disponível no site do evento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui