Considerada uma das principais vitrines do cinema brasileiro, a Première Brasil anuncia sua seleção para o Festival do Rio 2022. Nesta edição, foram selecionadas 70 produções nacionais – entre longas e curtas – de novos talentos e de realizadores consagrados, entre os mais de 450 curtas e 200 longas inscritos. Os 70 títulos selecionados estão espalhados nas mostras competitivas – Competição Oficial e Novos Rumos – e nas mostras especiais Hors Concours, Retratos e O Estado das Coisas.
A Première Brasil também realiza sessões e debates presenciais com as equipes dos filmes e oferece ao público o privilégio do voto popular para escolha de melhor filme de ficção, melhor documentário e melhor curta.
Apesar dos desafios enfrentados nos últimos anos, o Festival do Rio chega em 2022 com grandes expectativas e conta com a apresentação e patrocínio master da Shell Brasil – Lei Federal de Incentivo à Cultura – e da Prefeitura do Rio de Janeiro – por meio da RioFilme, órgão que integra a SEGOVI (Secretaria Municipal de Governo e Integridade Pública).
"Para a Shell é muito significativo patrocinar o maior festival de cinema da América Latina, especialmente neste contexto de retomada da vida cultural. Impulsionamos o progresso gerando valor para a sociedade e, certamente, ser parte da realização do Festival do Rio, este patrimônio da cidade, é reforçar nosso compromisso com a criatividade e inventividade de realizadores audiovisuais, proporcionando ao grande público acesso às principais obras do mundo", comemora Glauco Paiva, Gerente Executivo de Comunicação e Responsabilidade Social da Shell Brasil.
"A RioFilme tem orgulho em apoiar o Festival do Rio, que a cada edição amplia seu potencial como uma vitrine para o melhor do cinema do Brasil e do mundo. É momento de celebrar também a retomada presencial do RioMarket, que promove debates essenciais para potencializar a presença do audiovisual brasileiro no mercado internacional, criando oportunidades para novas parcerias e troca de experiência; e cumprindo o papel fundamental de fortalecer junto ao público a importância estratégica que o audiovisual tem para a nossa cidade e para o país. Estamos juntos na missão de fazer do Rio de Janeiro uma referência para o audiovisual no mundo. Vida longa ao Festival do Rio!", completa Eduardo Figueira, Diretor Presidente da RioFilme.
O Festival do Rio 2022 retorna ao seu mês tradicional e acontece entre os dias 6 e 16 de outubro, ocupando diversas salas de cinema na Cidade Maravilhosa – como as do Circuito Estação NET, entre outras. De volta ao circuito está o icônico Cine Odeon – Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro, na Cinelândia, que volta neste ano a receber noites de gala de filmes internacionais e nacionais Hors Concours.
"A Première Brasil foi criada para ser uma grande janela para o cinema brasileiro. Nos interessa – mais que tudo – tornar nossos filmes acessíveis e conhecidos dentro do Brasil e para todos os públicos. O Festival do Rio também se consolidou como uma importante plataforma para o cinema brasileiro no exterior, projetando nosso prestígio e talento internacionalmente", diz Ilda Santiago, diretora executiva de programação do Festival do Rio.
Confira no site do evento a seleção completa.