O curso “Documentário – Da Teoria à Prática” será realizado em formato online, de 16 de setembro a 18 de novembro, todas as segundas-feiras, das 19h às 21h30, com aulas ao vivo, que ficarão gravadas depois. Ministrado pela produtora de cinema Deborah Osborn e pela jornalista e documentarista Flavia Guerra, ele traz um panorama teórico do gênero, assim como todas as ferramentas para a produção, formatação e realização. Contará ainda com aulas especiais da documentarista Fernanda Pessoa e da pesquisadora audiovisual Camila Camargo. As inscrições estão abertas.
Unindo teoria e prática, além de temas relacionados ao mercado, as aulas trazem um panorama da história geral do gênero documental. A formação histórica irá abordar desde as primeiras experiências realizadas pelos irmãos Lumière, passando pelo cinema direto e cinema verité e chegando às vertentes mais recentes do cinema documental contemporâneo, como o mockumentary, o “documentário-diário” e o de animação e até o formato podcast, entre outros.
No módulo prático, os alunos recebem orientação sobre como formatar projetos, a partir de suas próprias ideias. O objetivo é incentivar e facilitar o caminho para que projetos se tornem produtos audiovisuais mercadologicamente viáveis, a partir de financiamentos e distribuição de lançamento possíveis. Para isso, os alunos trabalharão em grupos e apresentarão os projetos desenvolvidos na última aula, em formato de pitching, que serão avaliados pelas professoras. Serão discutidas as diferenças e as diversas etapas de produção de um documentário para cinema, TV e podcast.
Convidadas especiais
Além das aulas com as professoras, duas convidadas especiais trarão seu olhar e suas dicas exclusivas sobre a realização e o mercado. Fernanda Pessoa, premiada cineasta e artista visual, é doutoranda na ECA/USP com pesquisa sobre o cinema experimental feito por mulheres na América Latina e mestre em Audiovisual na Sorbonne Nouvelle, sob orientação de Philippe Dubois. A diretora vai falar de seus longas premiado, como “Histórias que nosso cinema (não) contava”, “Vai e Vem” (Sheffield DocFest, DokLeipzig, Olhar de Cinema, RIDM) e também da pré-produção de seu quarto longa documental e do desenvolvimento de seu primeiro longa de ficção, selecionado para o Berlinale EFM Fiction Toolbox Programme 2024.
A pesquisadora audiovisual Camila Camargo vai dividir as experiências de sua atuação na pesquisa de conteúdo para filmes e marcas, do planejamento e desenvolvimento criativo à etapa de produção. Bacharel em Comunicação Social, com pós-graduação em Produção Executiva, trabalhou com produtoras como Conspiração, Pródigo, Maria Farinha, Boutique e Coração da Selva, em séries e filmes para plataformas como Netflix, MAX, Prime Video e Globoplay. Participou ainda de longas como “Luiz Melodia – No Coração do Brasil” e “Quantos Dias. Quantas Noites”, entre outros. Em branded content, contribuiu para projetos de marcas como Nike, Sony Music e Google. É cofundadora da PAVIC (Associação de Pesquisadores de Audiovisual, Iconografia e Conteúdo) e coautora da newsletter Pesquisa Talks.