O crescimento acelerado da classe C brasileira tem forte impacto nos serviços de telecomunicações, incluindo TV por assinatura, dados e voz. Esta nova classe média vem impulsionando o crescimento do DTH no País, que fechou o mês de agosto chegando a 6,03 milhões de lares, ou 52% do total da base de assinantes do serviço de TV paga.
Renato Meirelles, do Instituto de Pesquisas Data Popular, aponta no Congresso Latino-Americano Satélites 2011 até onde pode ir o crescimento da classe C e a adesão aos serviços de TV por assinatura. "O crescimento da classe C gerou demanda por informação e, por consequência, por serviços de comunicação", diz Meirelles.
Segundo o executivo, a classe C já representa a maioria absoluta da base de assinantes do serviço de TV no Brasil, sobretudo na plataforma DTH, por sua capacidade de cobertura nacional. A tendência é de que a classe média seja maioria em todos os serviços de telecomunicações. Em relação à TV por assinatura, Meirelles prevê que a adoção acelerada se mantenha. "Acredito que pelo menos 30% dos lares da classe C devem assinar o serviço de TV nos próximos anos", diz Meirelles.
O Congresso Latino-Americano Satélites 2011, organizado pela Converge Comunicações, com o apoio das revistas TELETIME e TELA VIVA, ocorrerá nos dias 6 e 7 de outubro no Rio Othon Palace Hotel, Rio de Janeiro-RJ. Mais informações e inscrições através do site www.convergeeventos.com.br ou pelo DDG 0800 77 15 028.