O Series Mania Institute, da França, acaba de divulgar a lista final com os oito projetos selecionados para a segunda edição do workshop Serial Bridges Rio 2024. Entre os dias 30 de setembro e 4 de outubro, o concorrido programa reunirá, na sede da Firjan, oito duplas representando algumas das mais importantes produtoras brasileiras de audiovisual para uma imersão no mercado internacional de séries. Ao final da semana, a dupla que apresentar o melhor pitching será premiada e participará do Series Mania Forum 2025, em Lille, na França – maior evento do mundo exclusivamente dedicado a obras seriadas. O Serial Bridges Rio 2024 tem apoio da Prefeitura do Rio, por meio da Riofilme, órgão da Secretaria Municipal de Cultura; da Embaixada da França no Brasil e do Projeto Paradiso; em parceria com o Festival do Rio/RioMarket, SICAV e Firjan. A realização é do Series Mania Institute.
Os projetos selecionados foram: "Dog Walker", da Beirada Produções (RJ), com participação da dupla João Hombeeck e Milla Monteiro; "Labirinto", da Muritiba Filmes (Curitiba), com Mano Cappu e Juliana Sakae; "Ligações Perigosas", da Indústria Imaginária (RJ), com Ana Maria Moretzsohn e Ricardo Nauenberg; "Mulher de Ferro", da Sanuto Produções (RJ), com Jarsom Wayans e Emanuele Cristina Sanuto Barbosa Mendes; "Picolé, Pintinho e Pipa", da Black Pen Filmes (RJ), com Gustavo Melo e Mariana Veil; "Tornando-se Tarsila", da Gullane Entretenimento (SP), com Janaína Tokitaka e Ana Saito; "A Verdadeira História de Pedro", da Ocean Films (Florianópolis), com Aleksei Abib e Analu Bambirra; e "Os Guardiões", da Cinefilm (SP), com Fernanda Senatori e Mariana Nunes. Todos os projetos têm roteiros originais para 1ª temporada.
O objetivo do Serial Bridges Rio 2024 é proporcionar aos participantes uma imersão no mercado internacional de séries, com mentores da área de roteirização, como Eszter Angyalosy e Camila Agustini, além de especialistas no mercado europeu de coproduções, como Steve Matthews, Guillaume Pommier e Jerômine Ader (veja abaixo as biografias).
O Serial Bridges Rio 2024 terá coordenação de Pierre Ziemniak, diretor do Series Mania Institute, e a delegação institucional é composta por Jérémie Kessler, Amélie Leenhardt, Delphyne Besse e Juliett Lécuyer. Durante o programa, os selecionados terão a oportunidade de fortalecer suas habilidades dramatúrgicas e aprimorar técnicas e ferramentas para compreensão de sistemas de financiamento internacionais.