A Fundação CSN inicia mais uma etapa da 4ª edição do programa "Histórias que Ficam", com a residência de montagem. As atividades acontecerão nos dias 4, 5, 6 e 7 de novembro, no Unibes Cultural, em São Paulo.
Durante a imersão, as quatro propostas de documentários contempladas nesta 4ª edição – "Aqui Não Entra Luz", "Boy", "Corpo e Alma" e "Encontrando Norma" – receberão consultorias de três profissionais do audiovisual: Daniela Capelato, Isabela Araújo e Cao Guimarães, que assistirão ao primeiro corte dos materiais.
"Acreditamos que os projetos selecionados têm um potencial imenso de contribuir com a educação e de provocar a reflexão no público. E investir em documentários como esses, que trazem temas de impacto e de relevância para a sociedade, é o que nos motiva a continuar buscando e incentivando obras de grande qualidade artística e cultural", diz André Leonardi, Gerente Geral da Fundação CSN.
Masterclass com Waldir Xavier
Na terça-feira, dia 5, após o segundo dia de atividades da residência artística, como parte dessa etapa do "Histórias que Ficam", a Fundação CSN promoverá uma masterclass sobre o desenho de som nos documentários, que será ministrada por Waldir Xavier, cineasta e especialista em desenho de som. Xavier já realizou trabalhos com diretores como Youssef Chahine, Pedro Costa e Raoul Peck e assinou a direção de som para obras como "Central do Brasil", de Walter Salles, e "A Vida Invisível de Eurídice Gusmão", de Karim Aïnouz. A iniciativa é gratuita e aberta ao público, mediante disponibilidade de lugares. O encontro terá início às 19h30, no Unibes Cultural.
O programa "Histórias que Ficam" conta com patrocínio da CSN, parceria do Unibes Cultural e realização da Fundação CSN e Ministério da Cultura, via Lei de Incentivo à Cultura.