Publicidade
Início Newsletter (Pay-TV) No mês da Consciência Negra, Canal Brasil destaca produções dirigidas ou protagonizadas...

No mês da Consciência Negra, Canal Brasil destaca produções dirigidas ou protagonizadas por artistas negros

“A Revolta dos Malês”, de Jeferson De e Belisario Franca, é destaque na programação (Foto: Divulgação)

Durante o ano inteiro, o Canal Brasil traz para a grade conteúdos que provocam reflexões sobre ancestralidade, cultura negra, religião, diversidade e combate ao racismo através do audiovisual. No mês de novembro, busca reunir uma variedade de conteúdos como forma de dar voz, cada vez mais, às potências negras que constroem o cinema brasileiro. 

A partir de sábado, dia 2 de novembro, até o dia 23, o canal exibe uma faixa musical com artistas como Elza Soares e Seu Jorge; 11 curtas-metragens de diretoras negras, como o inédito “Elas por Elas”, de Renata Silva; uma maratona de séries, longas e curtas, com a estreia do longa “A Revolta dos Malês”, de Jeferson De e Belisario Franca, e do documentário “Abdias Nascimento, Memória Negra”, de Antonio Olavo; a reapresentação dos programas “Especial Espelho” e “Retratos Brasileiros”, de Lázaro Ramos; além de uma entrevista com a atriz Zezé Motta no “Cinejornal”.

Programação 

Aos sábados, a partir das 7h, entre os dias 2 e 23 de novembro, o Canal Brasil exibe a faixa musical “Mês da Consciência Negra”, com apresentações de artistas como Elza Soares, Seu Jorge, Margareth Menezes, Alcione, Jorge Aragão, Dona Ivone Lara e Milton Nascimento. 

A maratona de filmes, que acontece no dia 20, reúne longas-metragens como “Filhas do Vento”, de Joel Zito Araújo; “Bróder”, de Jeferson De; e “Um Dia com Jerusa”, de Viviane Ferreira. Entre os longas que estreiam no especial estão “A Revolta dos Malês”, de Jeferson De e Belisario Franca. Rodado na Bahia, o filme resgata o maior movimento de revolta de escravizados na história brasileira. Vai ao ar às 22h30. Em “Abdias Nascimento, Memória Negra”, de Antonio Olavo, a narrativa explora a vida do ator, poeta e dramaturgo Abdias Nascimento, militante que lutava contra a discriminação racial e criou o Teatro Experimental do Negro (TEN), responsável por abrir caminhos para pessoas negras nas artes cênicas.

Também serão exibidos curtas, como “Rainha”, de Sabrina Fidalgo, e “Nossos Passos Seguirão os Seus”, de Uilton Oliveira, e as séries “Para Onde Vamos?”, de Claudia Alves, e “The Beat Diáspora”, de Caroline Lima, Joyce Prado, Bruno Zambelli, Tico Fernandes e Roguan, que serão apresentadas em formato de maratona. No mesmo dia, o Canal Brasil exibe os programas “Espelho Especial”, com o episódio “Cinema Negro”, que mostra conteúdos dirigidos por cineastas negros, e “Retratos Brasileiros”, no episódio “Zózimo Bulbul”. Ainda no dia 20, vai ao ar uma entrevista especial com Zezé Motta, às 13h30, no “Cinejornal, apresentado por Simone Zuccolotto.

Por fim, a maratona “Curta na Tela: Mulheres Negras na Direção”, na quarta, 13, a partir das 19h, apresenta curtas-metragens dirigidos por mulheres negras, como “MEGG – A Margem que Migra para o Centro”, de Larissa Nepomuceno; “Mãe Solo”, de Camila de Moraes; e “Cores e Botas”, de Juliana Vicente. O curta “Elas por Elas”, de Renata Silva, estreia no Canal Brasil e retrata a vivência de cinco mulheres da Baixada Fluminense e as consequências da vulnerabilidade social. O filme foi premiado nas categorias de Melhor Direção, Roteiro e Montagem no 1º Festival de Cinema de Xerém neste ano. Ele fecha a maratona do dia 13, às 22h. 

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile