History estreia primeira série documental sobre óvnis do país

DCO - De Carona com os OVNIS Sao Thome das Letras - MG Fotos © Marcelo Curia

Na próxima sexta-feira, dia 07 de dezembro, às 23h20, o canal History estreia a inédita série nacional "De Carona Com os Óvnis". A produção original acompanha o mochileiro Fred Morsch em suas visitas a locais de intensa atividade ufológica no país.

O Brasil é um dos detentores da maior concentração de hot spots, termo usado para se referir aos locais onde foram relatadas, ao longo de décadas, manifestações diversas como abduções, ataques com luzes, desenhos enigmáticos em plantações – os chamados crop circles – e até avistamentos. Entre os lugares visitados por Fred e a equipe do programa estão Itapoá (SC), Chapada Diamantina (BA), Peruíbe (SP), Quixadá (CE), São Thomé das Letras (MG), Chapada dos Veadeiros (GO), Ilha de Colares (PA) e Minas do Camaquã (RS). Nos destinos, são realizadas entrevistas com moradores, personagens reais e testemunhas de eventos inexplicáveis, todas comentadas por especialistas do fenômeno UFO.

"O diretor e roteirista Eduardo Cabeda e o apresentador e argumentista Fred Morsch – amigos, primos e colegas de trabalho – sempre foram fãs das temáticas do espaço, ficção científica, ufologia e da sua representação no universo cinematográfico. Foi a partir daí que surgiu o argumento da série.", conta em entrevista exclusiva o produtor executivo Leo Sassen, da Clip Produtora. Segundo Sassen, ele também é fã da temática ufológica e já teve uma experiência de avistamento de óvnis no passado.

Ao longo dos episódios, o mochileiro Fred pesquisa documentos e provas materiais e analisa artefatos e supostos indícios da vida extraterrestre. "No processo, foram descobertas muitas curiosidades, mas o destaque é que, dentre tantas histórias extraordinárias, nós conseguimos reunir elementos, personagens, casos, situações e lugares que podem ser vistos tanto como um panorama social, antropológico e cultural muito rico do país, quanto uma série ufológica com doses de suspense, humor e tensão, típicas do universo Sci-Fi.", explica Sassen. "O viés da série é certamente mais documental, embora os episódios tenham elementos típicos de um reality e uma estrutura que mistura formatos, tensionando aspectos narrativos a partir de enquadramentos cinemáticos típicos de uma linguagem ficcional. O espectador é de fato conduzido por um arco e por um apresentador em cada jornada. É um formato bastante original.", completa.

Para Sassen, os maiores desafios de produção estão relacionados às questões de logística. "O fato de termos de nos aproximar dos locais exatos onde ocorreram os principais casos ufológicos brasileiros foi uma premissa da qual a produção nunca abriu mão. Documentar esse roteiro em 15 estados brasileiros, na maioria das vezes locais inóspitos, de difícil acesso e lindos, foi o maior e constante desafio de todos nós.", lembra. "Enquanto uma parte da equipe ia via aérea, outra parte da equipe ia via terrestre, cruzando o Brasil por estradas de terra e difícil acesso.", acrescenta. E ele ainda pontua: "Tivemos o apoio da comunidade ufológica brasileira, que nos recebeu com profissionalismo e engajamento, apoiando o relato de casos brasileiros feitos por uma produtora brasileira e tornando essa maratona possível. Sem eles certamente não teríamos conseguido.".

As gravações foram realizadas de setembro de 2017 até janeiro de 2018. Na estreia, dia 07/12, o History exibe dois episódios na sequência. "Essa a primeira série ufológica doc-factual do país. É notório o tamanho do público interessado pelo tema, percebido em conversas, nas nossas viagens, no dia-a-dia, pesquisas, pela comunidade ufológica, televisão, internet etc.", comenta o produtor executivo. "Além disso, como são casos brasileiros, contados por brasileiros, feitos por uma equipe brasileira e uma produtora brasileira, isso gera uma identificação muito grande do público, pois ele se vê na tela, se identifica com os casos e com os locais. Ufologia é um dos assuntos mais buscados na web e temos certeza que a série também será muito procurada.", finaliza.

1 COMENTÁRIO

  1. Até que em fim uma equipe de cinema está interessado pelo assunto Ufológico, tão antigo como a humanidade. Sou ufóloga e venho pesquisando a mais de vinte anos, já tive várias experiencias durante essas pesquisas. Conheci alguns elementos inteligentes que vivem em outro planeta. Maiores informações se vocês tiverem interesses voltadas para a região dos Campos Gerais do Paraná, principalmente em Ponta Grossa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui