Publicidade
Início Newsletter (Tela Viva) Circuito Spcine alcança a marca de dois milhões de espectadores

Circuito Spcine alcança a marca de dois milhões de espectadores

(Foto: Divulgação)

Nesta semana, o Circuito Spcine alcançou a marca de dois milhões de espectadores desde 2016. Formado por 20 espaços presentes, sobretudo em bairros não atendidos pelas salas comerciais, o intuito do projeto é democratizar o acesso ao cinema e garantir mais telas para o cinema nacional com uma programação gratuita ou a preços populares – R$ 4 a inteira e R$ 2 a meia-entrada. O Circuito Spcine é a maior rede de salas públicas de cinema do Brasil. 

Apesar de, por definição, o Circuito Spcine buscar mais telas para o cinema nacional, sua programação semanal traz também destaques do circuito internacional, blockbusters e produções de festivais do Brasil e no exterior. A programação completa e os locais de exibição podem ser conferidos no site

Em 2023, as cinco produções mais assistidas em nas salas do Circuito Spcine não envolvem nenhum título nacional. São elas: “Super Mario Bros. – O Filme”, “A Pequena Sereia”, “Ruby Marinho: Monstro Adolescente”, “Gato de Botas 2: O Último Pedido” e “Elementos”. E entre os títulos nacionais que receberam mais público no circuito estão “Os Aventureiros – A Origem”, “A Ilha dos Ilús” e “Perlimps” – os dois últimos são longas de animação e todos são voltados ao público infantil e/ou infanto-juvenil, evidenciando também o caráter de formação de plateia do Circuito.

“A programação tem como base o calendário de estreias semanais do cinema, meta já estabelecida na criação do Circuito Spcine, em 2016. Junto à programação regular, são somadas curadorias com temas que dialogam com o perfil de público de cada sala, bem como produções de realizadores independentes que não têm espaço nas salas comerciais”, explicou Márcia Scapaticio, coordenadora de difusão, em entrevista para TELA VIVA. 

“Cabe destacar que as salas do Circuito recebem curadorias dos principais festivais e mostras de São Paulo. As produções brasileiras são prioridade no Circuito Spcine e fazem parte da programação com regularidade, em diálogo com as produções internacionais, sempre seguindo o calendário de lançamentos”, esclareceu a coordenadora. “Filmes brasileiros sempre marcam presença na lista dos mais vistos do Circuito Spcine, principalmente produções infanto-juvenis”, acrescentou. 

Acessibilidade 

Em um movimento pela inclusão, o Circuito Spcine disponibilizou, em todas as suas 20 salas de cinema, recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva e visual. A adaptação das salas foi consolidada na primeira quinzena de maio deste ano e cumpre a obrigatoriedade prevista na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, Lei nº 13.146.  As salas estão preparadas para oferecer os recursos de audiodescrição, janela com intérprete da língua brasileira de sinais (LIBRAS) e legenda oculta. Assim, o espectador que solicitar os recursos receberá um equipamento para uso exclusivo durante a sessão de cinema. 

Os equipamentos utilizam a tecnologia ProAccess, que permite interação e entretenimento às pessoas com deficiência visual e auditiva durante uma sessão, de maneira individual, livre de interferências e com sincronização instantânea dentro das salas de cinema.  

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile