Canais infantis ajustam programação e lançam campanhas de conscientização

Com a suspensão das aulas como forma de conter as contaminações pelo coronavírus, as crianças estão em casa e, logo, passam mais tempo consumindo conteúdos na TV e nas plataformas de streaming. Por isso, canais voltados ao público infantil estão adaptando suas programações de forma a entreter e informar simultaneamente as crianças.

É o caso da Nickelodeon que, desde o começo da pandemia, tem desenvolvido ações temáticas a partir da campanha "Galera Unida", que tem como objetivo levar dicas de higienização às crianças por meio dos personagens do canal, que aparecem em vídeos lavando as mãos, por exemplo. "Vamos apresentar ainda dicas do que as crianças podem fazer em casa durante esse tempo: mudar o quarto, customizar roupas, brincar com os irmãos e a família e manter a conexão com os amigos mesmo à distância. Não podemos deixá-las com medo, e sim tranquilizá-las. Nos conteúdos, não abordamos epidemia, doença, e parte trágica da situação. Temos que ser muito respeitosos com o conteúdo que exibimos na TV agora, avaliando o que é ou não conveniente. Cancelamos estreias que não eram adequadas para o momento e fizemos adaptações na programação, tirando episódios de séries que falam sobre gripe e febre, por exemplo. As crianças precisam se distração. É um equilíbrio entre o tom de diversão e respeito", conta a venezuelana Tatiana Rodriguez, SVP, Brand Head, Kids & Family da Nickelodeon, em entrevista exclusiva para TELA VIVA.

Entre as iniciativas do canal, está ainda o especial "Abrilíssimo", composto por uma série de estreias previstas para o mês de abril. "Os Casagrandes" vai ao ar a partir do dia 3, às 18h, e "É o Pônei" estreia no dia 4, às 11h. Na Nick Jr., o destaque é o retorno da animação "As Pistas de Blue", com episódios exibidos a partir do dia 4, às 11h30. Além disso, o personagem Bob Esponja segue com conteúdos exclusivos por conta de seu aniversário de 20 anos: o especial "Melhor Romance de Todos os Tempos" estreia no dia 14, às 15h, enquanto quatro novos episódios da animação vão ao ar na sequência no dia 25, às 17h30. Alguns programas também contam com novos episódios em abril, como "Henry Danger", na Nickelodeon, e "Patrulha Canina", "Rusty Rivets" e a nacional "Os Chocolix" – que retorna com uma segunda temporada -, na Nick Jr.

Sobre os eventos físicos do canal, Rodriguez explica que nada será feito presencialmente até o fim de maio. A principal premiação da Nickelodeon, "Meus Prêmios Nick", está prevista para outubro, então ainda não sofreu alterações de data. Já o "Dia do Brincar", normalmente realizado em maio, foi adiado. "Mudamos o evento fisicamente, mas seguimos com o tema do brincar na programação linear e digital, não necessariamente associada a esse encontro presencial – este, deve acontecer no último trimestre do ano", afirma. "Atualmente, trabalhamos com limitações, pois não temos como sair para gravar spots e fazer edições. Companhias de dublagem também estão fechadas. Então, usamos nosso ambiente digital ainda mais, e contamos com a participação de todos os nossos personagens. É um momento criativo, no qual as equipes da Nickelodeon na América Latina estão trabalhando em conjunto, trocando com muito mais frequência. Já somos acostumados a trabalhar à distância, mas não nessa ansiedade. É necessário manter a equipe motivada", reflete a executiva.

O Discovery Kids, por sua vez, além de estar com o sinal aberto nas principais operadoras, trabalha com uma reestruturação nas grades, exibindo maratonas com o melhor da programação, desde o dia 19 de março. Os destaques são maratonas da nova produção "Agente Binky ao Resgate", série exibida de segunda a sexta, das 9h20 às 10h, e exibição de filmes de segunda a sexta em dois horários, às 14h25 e às 21h35. Para o digital, a principal iniciativa foi liberar gratuitamente todo o conteúdo do aplicativo Discovery Kids Plus inclusive para não-assinantes durante todo o período de quarentena. Entre as opções de entretenimento disponíveis no ambiente, está o livro interativo "Juntos Combatemos o Vírus", que foi desenvolvido especialmente para explicar às crianças sobre a pandemia de Covid-19. O conteúdo já é o mais acessado do aplicativo.

O canal infantil criou uma campanha que já está no ar com personagens de séries como "O Show da Luna", "Mini Beat Power Rockers" e "Peppa" sobre a importância de lavar as mãos, com uma nova peça entrando no ar nesta semana, e prepara ainda uma outra ação – esta, exclusiva com os personagens de "Mini Beat Power Rockers" – seguindo algumas das recomendações da OMS como a importância de ficar em casa, usar o braço para cobrir ao tossir e espirrar, não tocar o rosto e lavar as mãos com frequência. "A campanha terá três peças e as imagens estão sendo produzidas especificamente para este fim, já que se trata de uma produção original", revela Monica Pimentel, VP de conteúdo da Discovery Networks Brasil, com exclusividade para TELA VIVA.

"O papel do Discovery Kids é ajudar os adultos a manterem as crianças entretidas durante o surto e também explicar a epidemia e as medidas de prevenção de uma forma apropriada para elas. Para tal, contamos com personagens queridos do canal que nesse momento passam mensagens positivas e educativas de forma lúdica e divertida", avalia Pimentel. "Neste período de quarentena está havendo uma mudança no hábito de consumo de TV, com muito mais gente precisando de conteúdo para se informar e se entreter. Não há mais um prime time como o conhecemos tradicionalmente, aquele horário em que todos estão em casa com tempo disponível para a TV. Isso já se reflete nas audiências da manhã e da tarde. Por isso remanejamos a nossa programação para atender ao máximo as famílias que estão contribuindo e ficando em casa, oferecendo o melhor de nosso conteúdo ao longo de todo o dia", completa.

A Unidade Infantil do Grupo Globo, formada pelos canais Gloob e Gloobinho, adotou, como primeira medida, a campanha "#GloobEmCasa" para incentivar que crianças e suas famílias se divirtam com os conteúdos no período de isolamento. Para manter o público infantil informado, também foi criada a "Ciranda da Limpeza", iniciativa conjunta entre Globo, Gloob e Gloobinho que visa ensinar como se proteger do vírus, lavando as mãos de forma eficiente, por exemplo. Há ainda uma segunda chamada que sugere atividades para casa durante o confinamento, como ler e brincar com os animais. A programação também ganha um reforço, com a volta das primeiras temporadas das séries "D.P.A. – Detetives do Prédio Azul" e "Buuu – Um Chamado para a Aventura". A faixa matinal "Hora do Gloobinho" também ganhou uma hora extra com conteúdo pré-escolar. E maratonas especiais e a estreia da animação "Power Players", dos mesmos estúdios de "Miraculous – As Aventuras de Ladybug", no dia 13 de abril, completam as novidades.

No digital, o Gloob aposta na interatividade com o elenco, com o casting fazendo takeovers diariamente nas redes sociais e realizando lives com outros talentos do canal em seus perfis pessoais – nos vídeos, eles falam sobre rotina de isolamento, diversão nesse período e sugestão de atividades e brincadeiras para fazer dentro de casa, sempre interagindo com o público. Em breve, o canal terá ainda um especial no YouTube com a participação do Dr. Dráuzio Varella respondendo dúvidas das crianças sobre a pandemia. Já no aplicativo Gloob Games, a mudança é a liberação de acesso aos jogos que estavam abertos apenas para assinantes.

"Além do nosso papel social de mostrar a importância dos cuidados com a higiene para o combate a propagação do coronavírus , como fizemos de forma lúdica com a 'Ciranda da Limpeza', precisamos continuar oferecendo conteúdo de qualidade para as crianças, especialmente neste momento em que elas estão passando grande parte do tempo em casa. Nossos personagens são exemplos para todas elas, por isso a importância de trazê-los para as redes sociais como porta-vozes do canal, assumindo todo o protagonismo. A mensagem ganha mais força na voz delas, já que as crianças têm uma relação de afeto e confiança com o nosso elenco e personagens", aponta Tatiana Costa, diretora geral da Unidade Infantil do Grupo Globo, em entrevista exclusiva. "Nesse momento, dividir informação é um dever de todos. As crianças precisam e devem ser informadas sobre prevenção porque também são agentes sociais. Estamos nos organizando para entregar não apenas diversão, que é fundamental nesse momento de confinamento, mas também informação numa linguagem acessível e afetuosa", acrescenta.

A TV Cultura, por mais que não se enquadre na categoria de canal infantil, também adotou alguns ajustes de programação para atender a esse público durante o período de quarentena. A faixa de programação voltada às crianças se manteve, com o cuidado na redução do número de reprises. "A ideia é priorizar o conteúdo de qualidade e o ineditismo", explica Del Rangel, diretor de programação da emissora, com exclusividade para este noticiário. Rangel diz que o canal sempre prezou pelo entretenimento educativo e, por isso, segue tendo esse pilar em mente no atual cenário. "Usamos nossos personagens, especialmente os bonecos, nossa expertise, para passar todas as informações, como a importância de se higienizar, a gravidade do problema, os conceitos básicos da doença. As crianças conhecem os personagens e confiam neles, então usamos essa credibilidade para chegar na criança de maneira não-alarmante, deixando-as conscientes de forma que elas possam conscientizar seu entorno também".

Entre as principais ações, a TV Cultura está exibindo programetes com as personagens do "Quintal da Cultura", que tiram dúvidas de forma didática sobre diversos assuntos que envolvem a pandemia. Composto por dez vídeos exibidos durante a programação, o projeto aborda temas como o poder do sabão para a higienização das mãos; o que é coronavírus; exemplos de como as crianças podem se divertir em casa; como cuidar dos idosos durante a pandemia; entre outros. Os programetes, que contam com tradução em Libras, também estão sendo disponibilizados no YouTube e Instagram do programa.

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