A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) receberá, até o dia 5 de maio, inscrições de produtoras interessadas em participar da chamada pública para produção de conteúdos para a TV Brasil em sete linhas temáticas. Os segmentos infantil e infantojuvenil representam o maior grupo em valores.
Em parceria com a Ancine, serão disponibilizados R$ 110 milhões de recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) para a produção dos conteúdos.
O edital prevê R$ 10 milhões em investimentos para a produção infantil (6 a 9 anos) e R$ 20 milhões para infantojuvenil (10 a 13 anos). Segundo a EBC, o edital contemplará, no mínimo, três conteúdos seriados de animação ou ficção infantis e quatro infanto-juvenis. As obras conciliarão "conteúdo educativo com uma abordagem criativa, e que contemplem, preferencialmente, a diversidade regional e cultural do país".
As obras integrarão a faixa TV Brasil Animada, no ar desde 2017, com mais de cinco horas diárias de animações e produções infantis, a maioria nacionais.
Produções independentes
A chamada pública representa o maior investimento da história destinado ao campo público, com valor recorde de R$ 110 milhões, para contratação de, no mínimo, 35 produções independentes de conteúdo audiovisual brasileiro para a grade de programação da TV Brasil e da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP).
Além das linhas infantil e infantojuvenil, serão selecionadas produções nas seguintes temáticas: natureza e meio ambiente, futebol feminino, sociedade e cultura, produção e finalização de longas-metragens e produção de novela. Cada linha oferece possibilidades específicas de formatos, podendo ser produções unitárias ou seriadas, com quantidades de episódios e durações variadas.
Processo seletivo
O edital completo está disponível no endereço selecao.tvbrasil.ebc.com.br. O processo seletivo ocorrerá em três etapas subsequentes e eliminatórias: habilitação (checagem da documentação e do material enviados); avaliação preliminar (soma das notas atribuídas aos projetos); e avaliação final de investimento (sessão de pitching com os projetos finalistas de cada linha, avaliados pela comissão de seleção).