Petra Belas Artes exibe quatro filmes com temática LGBTQ+ em junho

Na próxima quarta-feira, dia 5 de junho, tem início o projeto "Petra Belas Artes da Diversidade", ação organizada em parceria com a distribuidora O2 Play que celebra o Mês do Orgulho LGBTQ+, comemorado em todo o mundo. O projeto consiste na exibição de filmes com a temática em sessões que serão realizadas em todas às quartas-feiras do mês, às 20h.

O especial começa com "Sócrates", de Alex Moratto, que será exibido no dia 05/06. O filme conta a história de um jovem negro, homossexual e morador da periferia de Santos que precisa sobreviver por conta própria após a morte de sua mãe. Ainda inédito nos cinemas brasileiros, o longa-metragem foi premiado na 34ª edição do The Independent Spirit Awards 2019.

A programação segue com "45 Dias Sem Você", de Rafael Gomes, que conta a história de Rafael, que espera 45 dias por um amor que não retorna. O filme é uma ficção com personagens documentais, inspirados em tramas vividas pelo próprio diretor. A obra foi selecionada para os festivais Cinema Diverse: The Palm Springs LGBTQ Film Festival 2018, OUTShine Film Festival 2018 e San Antonio QFest – LGBT International Film Festival 2018, além da Mostra Competitiva de Longas-Metragens do Festival Mix Brasil 2018 e para o encerramento do Curta Santos 2018. A exibição no Petra Belas Artes será no dia 12/06.

No dia 19/06, é a vez de "Copa 181", de Dannon Lacerda. Ainda inédito nos cinemas, o filme conta a história de Taná, que vive com sua esposa Eros em Copacabana, no Rio. Enquanto ele trabalha numa pequena loja de materiais de construção, ela se dedica à carreira de cantora de ópera. A rotina segue seu curso sem grandes novidades até que um espaço – a sauna gay Copa 181 – e seus garotos de programa e frequentadores afetam a vida do casal.

A mostra encerra com "Intimidade Pública", de Luciana Canton, em sessão programada para 26/06. Também inédito, o filme apresenta quatro histórias durante quatro estações do ano: um menino que se descobre gay e precisa lidar com sua própria homofobia, uma prostituta que tenta viver em um casamento ao passo que mantém sua profissão, uma professora transexual que se envolve com dois alunos e uma mulher que se relaciona com alguém que já morreu. O longa recebeu prêmios na Toronto Film Week, no Manhattan Independent Film Festival, no Dona i Cinema International Film Festival, no Queer Hippo International LGBT Film Festival, no Manchester Film Festival e ainda no Los Angeles Diversity Film Festival.

Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente pelo site do Petra Belas Artes.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui