Entre os dias 2 e 27 de agosto, o Canal Brasil exibe cinco curtas-metragens inéditos: “Yãmî Yah-Pá – Fim da Noite”, “Pequenas Insurreições”, “As Marias”, “O Último Rock” e “Dinho” – este último integra a programação da Sessão Especial Hermila Guedes, em homenagem à atriz, que será exibida pelo canal no dia 27 de agosto, a partir das 20h30. Em 2023, os curtas “Yãmî Yah-Pá – Fim da Noite” e “O Último Rock” conquistaram o Prêmio Canal Brasil de Curtas no valor de R$ 15 mil nos Festival de Cinema de Vitória e no Festival de Cinema de Gramado, respectivamente.
A volta de uma mulher indígena para sua antiga aldeia em um mundo pós-apocalíptico é a história do primeiro curta-metragem de ficção científica do diretor Vladimir Seixas, “Yãmî Yah-Pá – Fim da Noite”, que vai ao ar no dia 2, às 19h. O Canal Brasil também exibe “Pequenas Insurreições”, de William de Oliveira, no dia 20, às 19h30. O curta narra a história de um grupo de mulheres que participam de um processo seletivo para uma vaga como babá e compartilham suas vivências.
No dia seguinte, 21, às 19h30, “O Último Rock”, dirigido por Diego de Jesus, apresenta um grupo de jovens que se reúnem para fazer uma festa antes do isolamento na pandemia de Covid-19. Já no dia 22, às 19h30, “As Marias”, dirigido por Dannon Lacerda, acompanha a história de trigêmeas do Mato Grosso do Sul, que relatam suas trajetórias. O curta foi premiado como Melhor Filme do Panorama Latino Americano do Festival Curta Cinema de 2024. A programação finaliza com “Dinho”, de Leo Tabosa, cujo protagonista tem uma vida marcada por abandonos, até que sua mãe biológica retorna à sua vida. Vai ao ar no dia 27, às 21h.