Publicidade
Início Newsletter (Pay-TV) Estudo do Cade mostra que Brasil figura entre os dez maiores mercados...

Estudo do Cade mostra que Brasil figura entre os dez maiores mercados de VoD do mundo

(Foto: Pixabay)

Estudo do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) mostra que o Brasil figura entre os 10 países que tiveram o maior faturamento no mercado de vide on-demand (VoD) em 2023, alcançando a cifra de US$ 1,952 bilhão de dólares. A liderança está com os Estados Unidos, que obteve um faturamento de US$ 57,92 bilhões, seguido por China, com US$ 24,55 bilhões e Reino Unido, com US$ 6,3 bilhões.

A análise do Cade, divulgada neste mês, também mostra que globalmente, o mercado de serviços VoD tem uma dinâmica competitiva crescente, uma vez que com o surgimento dos serviços baseados na Internet e das novas tecnologias, tem facilitado a entrada de novos concorrentes no mercado de fornecimento de conteúdos audiovisuais, o que, consequentemente, tem produzido um aumento na oferta de serviços audiovisuais fornecidos diretamente aos consumidores.

Outra conclusão que o estudo mostra é que, com o avanço da cobertura da conectividade, avança também o número de mercados consumidores dos serviços de VoD, já que a infraestrutura de telecomunicações oferece velocidades compatíveis para o acesso a estes diversos.

O estudo também mostra que o crescimento do consumo dos serviços de VoD está relacionado às melhorias na infraestrutura de tecnologia para entrega de conteúdo de vídeo, o que aumenta a disposição do consumidor em acessar o conteúdo sob demanda, sob seu controle e conveniência, dentro de uma ampla gama de dispositivos e telas.

Modelos

De acordo com o modelo de negócio, o que apresenta maior faturamento em termos mundiais é o de SVoD (por assinatura), seguido do modelo por publicidade (AVoD). O estudo do Cade também aponta que, com informações de 2022, os maiores players, em termos globais são Netflix, com 16%; Amazon Prime Video, com 13%; e Disney, 13%, em número de usuários.

A pesquisa também chama atenção que outros que não as 10 companhias com mais participações de mercado detenham, em conjunto, 23% do market share mundial. No mercado brasileiro, o modelo de negócio com maior faturamento por usuário também é o video sob demanda por assinatura (SVoD).

Até 2022, ao contrário do que ocorre em termos globais, o modelo de download de vídeos era o segundo modelo com maior faturamento no Brasil, no entanto, em 2023, foi ultrapassado pelo modelo de pay-per-view (TVoD).

Considerando os dados de 2022, no Brasil, Netflix, com 12%, também é o player com maior market share de usuários, seguido de HBO Max, com 11%. O terceiro lugar é dividido por Pluto TV, Star + e Amazon Prime Video, com 9%. Assim como no mercado global, chama atenção o market share das outras companhias que não estão entre as 10 companhias com mais participações de mercado que detém, em conjunto, 22% do market share brasileiro.

Confira o estudo completo do Cade aqui.

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile