Programa feminino mais longevo da TV por assinatura brasileira, o “Saia Justa” estreia com nova formação na próxima quarta-feira, dia 7 de agosto, às 22h30, simultaneamente no GNT e no Globoplay – que terá sinal aberto para não-assinantes logados.
Em seu primeiro trabalho na Globo, Eliana assume o comando do sofá, como âncora da atração, acompanhada das novas debatedoras Rita Batista e Tati Machado e da veterana Bela Gil. A construção desse time de apresentadoras dialoga com a renovação da marca do GNT, que, segundo o próprio canal, está ainda mais conectado à mulher real, se posicionando como um lugar de leveza, descontração e prazer para o público feminino, sem deixar de lado as conversas relevantes e inspiradoras.
Com cenário repaginado e quadro inéditos, o programa irá explorar, durante as conversas, temas como relacionamentos, maternidade, saúde mental, trabalho, autoestima e intimidade, entre outros. “A nova temporada do programa será um lugar para conversas seguras, acolhedoras e relevantes, num espaço onde todos – nossas ‘saias’ e nosso público – podem expor suas vulnerabilidades. Nós construimos juntas diversas formas de lidar com os diferentes desafios do mundo contemporâneo para nós, mulheres”, afirmou Patricia Koslinski, Head de Conteúdo de Variedades da Globo, em coletiva de imprensa realizada em São Paulo na última terça, 30.
“O grande diferencial da minha apresentação é que o público poderá me ver de uma forma que nunca viu antes, que eu mesma nunca tinha me mostrado. Tem sido um exercício absoluto de relaxamento, onde deixei um pouco de lado aquela coisa mais posturada dos meus trabalhos anteriores. O público poderá me conhecer como mãe e mulher”, revelou Eliana. “Nós quatro não tínhamos uma vivência. Nos conhecemos no processo – e foi lindo. A gente se acolheu e se reconheceu como mulheres. E, de casa, as pessoas poderão desfrutar disso. Estamos unidas para levar reflexões importantes. A gente chorou, se emocionou e riu. É tudo muito humano. E isso com certeza irá gerar uma conexão com a audiência, aproximá-la da gente. E não queremos ter razão sobre tudo e nem tirar conclusões, e sim pensar junto”.
Tati Machado, uma das novas “saias”, adiantou: “Temos muita coisa para conversar e dividir. Estaremos mais perto uma da outra, no sofá do programa, e do público, pelas redes sociais. Assim, teremos ’Saia Justa’ todos os dias, e não só às quartas, no GNT”. Já Rita Batista, que foi repórter da atração em 2016 e, agora, estreia no sofá, pontuou: “É muito importante estarmos ajustadas às dinâmicas sociais brasileiras. O ‘Saia’ pauta discussões e também recebe reivindicações – e não só do público feminino, mas de toda a sociedade. Rompemos tabus, como o preconceito de que mulheres reunidas ou vão rivalizar, ou vão falar bobagem. E se quisermos falar bobagem, é um direito nosso também”.
Por fim, Bela Gil, que é culinarista e apresentadora e tem uma trajetória de dez anos na televisão, celebra com o “Saia Justa” seu retorno ao canal. “Estou animada com esse time, com o qual aprendo todos os dias. Essa nova temporada vai mexer com os ânimos das pessoas, mas de uma forma muito acolhedora, emocionante e divertida também”, apostou.
Ampliação do alcance e presença multiplataforma
Parte da estratégia de divulgação, visando ampliar a audiência da temporada, o “Saia Justa” terá um espaço no “Fantástico”, da TV Globo, aos domingos de agosto, em uma prévia da conversa que estará no programa. Eliana vai falar com uma personalidade sobre o tema que será debatido no “sofá” da semana. As outras debatedoras também participam enviando uma pergunta para o convidado da vez. “É uma forma do grande público ir se familiarizando com essa nova formação”, pontuou a âncora.
Outra novidade para essa nova fase é que o programa abrirá a roda de conversa e ficará ainda mais próximo do público. Além do grupo do WhatsApp, onde as “saias” receberão histórias e pedidos de conselho enviados pela audiência para debaterem e darem seus próprios pontos de vista, o “Saia Justa” também ganha um spin-off para as redes sociais com dinâmicas e conteúdos exclusivos. Os episódios vão ganhar formato de podcast e terão ainda edições no YouTube.
A temporada inédita é a 22ª da atração. Em linha com a evolução da marca, a presença multiplataforma será ainda maior em 2024. Koslinski comenta: “O programa sempre teve a qualidade da renovação como parte de seu DNA. Por isso, nesta temporada, queremos ampliar ainda mais a proximidade com o público para além da TV. Em 2024, o programa será gravado e os episódios continuam quentes e atuais, já que as gravações acontecem na véspera de cada programa ir ao ar. A narrativa digital complementa as pautas do programa, levando nossos debates às mais diversas plataformas e públicos, permitindo que mais pessoas se juntem a essa roda de conversa”.
O “Saia Justa” tem direção Carla Barros e será exibido semanalmente, toda quarta-feira, a partir de 7 de agosto, às 22h30, no GNT e no Globoplay + Canais.
Deveria ser comandado por Rita Batista. Das quatro é a quem tem mais pegada para ser âncora. Eliana é inexpressiva para o lugar que ocupa.