"Fuja se For Capaz", reality show infantil do Gloob produzido em parceria com A Fábrica, terá uma segunda temporada repleta de novidades. A atração dirigida por Gabriela Gastal foi gravada no Rio de Janeiro e, agora, seis times – liderados por Nathália Costa, Samuel Minervino, Stéfano Agostini e Cléo Faria, de "D.P.A.", e pelas influenciadoras mirins Flor Gil e Maria Flor – precisam vencer desafios e novos enigmas criados pela inteligência artificial IARA-9000. O objetivo é fugir em até em 30 minutos de espaços fechados no Parque 9000 e, assim, escapar da eliminação. A estreia será em 19 de setembro, segunda-feira, às 18h.
"Essa é uma temporada mais lúdica, mais colorida, e os cenários reagem aos acontecimentos", descreve a diretora Gabriela Gastal. Os cenários funcionam como um personagem extra, que chega à cena a cada troca de situação ou nova etapa. Nas diversas dinâmicas do programa, a mecânica é coordenada manualmente: cada ação dos participantes gera uma reação de luz e som, o que torna o projeto ainda mais vivo e mais real.
"Nesta segunda temporada, os episódios se passam todos dentro de um Parque de Diversões, com diversos cenários – o que por si só já mostra o tom e dinâmica que estamos querendo dar à série, ao reality. Investimos ainda mais na direção de arte, em cenografia, assim, vemos um set que traz muito mais cor e luz, onde toda ação dos participantes vai gerar um movimento. Acho que isso vem para reforçar o lado lúdico do projeto", conta a produtora executiva Samanta Moraes, sócia de A Fábrica, com exclusividade para TELA VIVA.
"O intuito é atrair cada vez mais a atenção do nosso público alvo, com diferenciais em uma proposta impactante. É claro que absorvemos o desafio que é rodar uma produção para um público infantil que está sempre atento e conectado às novidades. Para nós, é bastante importante a conexão, a conversa, com essa faixa etária. Esse reality feito em parceria com o Gloob é um ponto na curva entre nossos projetos. 'Fuja' é um projeto especial e tem tido ótimo retorno", conclui Samanta.
Criada por Luis Antonio Silveira e Márcio Vianna, que também assina o roteiro; trilha sonora original de Max Viana e direção de arte de Thomas Velho, a atração – voltada para crianças de seis a nove anos de idade – traz uma cenografia que é ao mesmo tempo artesanal e moderna. Os materiais usados na construção dos cenários, muitos deles reciclados, foram diversos, como madeira, papel de alumínio, acrílico, lonas impressas, tecidos, botões, impressões em 3D e adereços similares aos utilizadas nos desfiles das escolas de samba, entre outros. Para executar o projeto, a equipe d'A Fábrica contou com cerca de 180 pessoas envolvidas na produção.