Na última sexta, 28, aconteceu o encerramento do Congresso Forcine 2022, que foi pautado pelo tema "Novas presencialidades e a construção de um ensino em rede".
A última atividade do evento foi a Assembleia Geral do Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual, que acabou por definir, junto às suas associadas, a nova diretoria para o biênio 2023-2024. Aletéia Selonk, docente da PUCRS e produtora audiovisual, foi reconduzida à presidência, liderando um grupo de docentes que representam as cinco regiões brasileiras.
O evento contou com 471 participantes – entre docentes, discentes, pesquisadores, especialistas e profissionais. O encontro anual do Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual – o Forcine – é um dos principais eventos do calendário brasileiro com foco em formação. A edição deste ano destacou o trabalho realizado pelas Redes Docentes do Fórum, que integram professores de diversas especialidades da área, como produção, direção, roteiro, animação, crítica e direção de arte.
"Para o Forcine, manter nosso encontro anual é uma forma de nos olharmos e refletirmos sobre a realidade em todos os espaços de ensino. A formação tem este papel contribuinte fundamental de não apenas analisar e compreender o espaço audiovisual brasileiro, mas também de apontar e experimentar as transformações que estão por vir", comenta Aletéia Selonk, presidenta do Forcine.
Abaixo, a diretoria eleita na Assembleia do Fórum:
Presidente: Aleteia Selonk (PUCRS)
Vice-presidente: Lanza Xavier (UFPel)
Secretário Geral: Marcelo Costa (UEG)
Primeira Secretária: Daniela Dumaresq (UFC)
Diretora Financeira: Hadija Chalupe (ESPM RIO)
Primeira Tesoureira: Alex Damasceno (UFPA)
Conselho de Representantes
Alessandra Meleiro (UFSCar)
Denise Moraes (UNB)
Elianne Ivo (UFF)
Guilherme Rosa (UFPel)
João Paulo Schlittler (ECA/USP)
Suplente:
Katia Maciel (UFRJ)
Conselho Fiscal
Ana Paula Nunes (UFRB)
Ney Costa Santos (PUCRJ)
Tainá Xavier (ESPM-RJ)
Suplentes:
Ana Paula Ladeira (UEG)