Publicidade
Início Pay-TV Telebrás coloca em consulta proposta de construção de backhaul

Telebrás coloca em consulta proposta de construção de backhaul

A Telebrás colocou em consulta pública nesta sexta-feira, 1º, seu quarto Termo de Referência para a contratação futura de equipamentos que permitirão à estatal voltar a operar serviços de telecomunicações. O documento divulgado hoje tem as diretrizes para a compra de equipamentos para a composição do backhaul público do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL). Ou seja, é por meio deste futuro edital que a Telebrás poderá, de fato, atender os municípios próximos ao backbone estatal, composto pelas fibras ópticas das grandes empresas do setor elétrico.
Basicamente, o termo indica a contratação de "enlaces de rádios digitais compostos de equipamento de radiocomunicação, sistema irradiante, torres, postes, sistemas de gerência, serviços de instalação" para a nova rede. Com esses componentes, a Telebrás constituirá um backhaul via rádio, permitindo o atendimento com banda larga dos municípios distantes até 100 km do backbone da empresa.
A proposta de fazer um backhaul via rádio é coerente com a definição dada a esta parte da rede pela estatal nos Termos de Referência publicados ontem para consulta, no qual a empresa estabelece as diretrizes para a contratação de equipamentos que comporão a rede IP do PNBL. Nos documentos de quinta, o conceito técnico estabelecido para o backhaul é que ele "poderá ser de dois tipos: rádio enlace, usando rádios ponto-a-ponto de alta velocidade, ou óptica em anéis metropolitanos para atendimento de grandes cidades e capitais".
Assim, o termo divulgado nesta sexta atende a primeira opção de construção da rede de banda larga. A projeção feita pela estatal é que esta rede sem fio cubra 3,045 mil municípios brasileiros, localizados a distâncias de até 50 km ou até 100 km do backbone. A maior cobertura prevista é para o Anel Nordeste, onde calcula-se que 1,285 mil municípios possam ser atendidos por meio dos rádio-enlaces da nova rede. No Anel Sudeste, está projetada a cobertura de 989 municípios, enquanto no Anel Sul há a perspectiva de atendimento de 547 municípios. A menor cobertura é a do Anel Norte, onde o backbone da estatal ainda não cobre toda a região. Lá, a projeção é de que o backhaul atinja 224 municípios. Além dos estados da Região Norte, o Anel Norte também cobre parte do Centro-Oeste.
O Termo de Referência ficará aberto para consulta e contribuições dos fornecedores interessados em participar do processo de licitação até o dia 15 de outubro. O documento pode ser acessado pela página oficial da Telebrás (www.telebras.com.br). Após o término da consulta, a estatal deve publicar formalmente o edital da concorrência, que se dará pela modalidade "Tomada de Preço", permitindo a aquisição de equipamentos da empresa ou consórcio vencedor pelos próximos dois anos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile