Daniel Monteiro, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Globo, falou na tarde desta sexta, dia 2, no estande da Globo na Campus Party, sobre o tema 'Inovação e Tecnologias Emergentes', trazendo exemplos de como criatividade e recursos tecnológicos são necessários para se fazer televisão.
Um dos exemplos mencionados foi a Mesa Tática usada nos programas de esporte, que mudou a forma de comentar e passar informações sobre os jogos de futebol. "O ambiente digital traz inúmeras possibilidades para o jovem se engajar com os conteúdos da Globo. Nos bastidores existem muitas tecnologias que viabilizam os programas", afirmou.
Os participantes conheceram algumas das iniciativas que a Globo desenvolveu nos últimos anos e que se tornaram cases de sucesso. Entre eles, o projeto 'Movido a Respeito', criado em parceria com o Instituto Rodrigo Mendes, e que proporcionou a uma pessoa com tetraplegia pilotar um carro de corrida usando comandos cerebrais. Também foram mencionados textos do futebol escritos por inteligência artificial e publicados no Globoesporte.com, além de cenas de novelas gravadas em ambiente virtual.
O 'Desafio Globo', jogo de raciocínio inspirado no 'Tá no Ar: A TV na TV' criado exclusivamente para esta edição da Campus Party, também se junta a esses projetos.
Crédito da foto: Globo/Gustavo Scatena