Prefeitura do Rio abre inscrições para os editais do Pró-Carioca Audiovisual 2024

(Foto: Divulgação RioFilme)

A Prefeitura do Rio, por meio da RioFilme, órgão da Secretaria Municipal de Cultura, abriu as inscrições para os editais do Programa de Fomento Pró-Carioca Audiovisual 2024, que irá investir R$ 34 milhões no setor este ano. O prazo termina no dia 5 de agosto. Para conhecer os editais e se inscrever é necessário acessar o site. 

Os recursos serão divididos em: Produção de Longa-Metragem de Ficção e Animação (R$ 13.575.000); Edital de Incentivo à Atração de Produções Audiovisuais para o Rio de Janeiro – Cash Rebate (R$ 8 milhões); Produção de Longa-Metragem ou Série Documental (R$ 3.600.000); Desenvolvimento de Projetos de longas-metragens e séries de Ficção, Animação e Documentário (R$ 1.800.000); Desenvolvimento e Produção de Jogos Eletrônicos (R$ 1.200.000); Produção de Curtas-Metragens e Webséries (R$ 1 milhão); Apoio a Ações Locais de Cineclubes (R$ 975 mil);  Apoio a Mostras e Festivais (R$ 2 milhões) e Apoio à Formação (R$ 330 mil). Estes dois últimos contarão com recursos da Lei Paulo Gustavo.

Os editais deste ano trazem algumas mudanças. Foi criado um único edital para curta e webséries, com o objetivo de privilegiar propostas de experimentação, inovação e inclusão. Este edital será voltado exclusivamente para empresas nível 1, sendo permitida a inscrição de MEIs na linha de Novos Realizadores. No caso do Edital de Ações Locais, em 2024, ele será focado em Cineclubes, consolidando uma política dedicada ao território, com vistas a ampliar, impulsionar e fortalecer a rede de cineclubes na cidade. É também uma estratégia para investir na formação de público nas áreas de maior vulnerabilidade social.

O Edital de Cash Rebate (Edital de Incentivo à Atração de Produções Audiovisuais para o Rio de Janeiro) irá investir R$ 8 milhões em produções (nacionais ou internacionais) que escolherem o Rio de Janeiro como cenário. Todos os recursos investidos por meio do Cash Rebate são geridos por produtoras cariocas, que operam como intervenientes nos contratos junto à RioFilme.

Os investimentos da Prefeitura no setor do audiovisual nos últimos três anos movimentaram mais de R$ 570 milhões na economia do município. Desde 2021, foram mais de R$ 139 milhões de investimentos por meio da RioFilme, e estima-se que as ações de fomento atraíram potencialmente outros R$ 431 milhões para a cidade. Só na última edição, em 2023, foram 198 projetos contemplados, com um investimento de R$ 64 milhões.

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