Publicidade
Início Newsletter (Tela Viva) Brasil perde potencialmente 19 milhões de reais anuais por conta de fraudes,...

Brasil perde potencialmente 19 milhões de reais anuais por conta de fraudes, segundo análise da F5 Networks

Maurício Ribeiro, diretor de vendas para o segmento de provedores de serviço da F5, comandou uma apresentação no primeiro dia do Pay-TV Fórum 2022, evento promovido pelas publicações Teletime e Tela Viva, sobre evasão de receita e prevenção a fraudes. Nesse sentido, ele ressaltou a diferença entre pirataria e fraude – esta seria mais difícil de combater, uma vez que as operações fraudulentas são feitas com base em usuários e senhas válidos, descobertos normalmente a partir de vazamentos de dados. 

“Com a digitalização, o advento das redes de alta velocidade e acessos de todos os tipos, em todos os lugares do mundo, aumentamos de forma significativa a superfície para essas fraudes. Antes, tínhamos pouco espaço para que isso acontecesse. Agora, esse espaço aumentou de maneira absurda, e vai continuar aumentando. Pirataria, fraude, tudo isso vai continuar acontecendo, porque a motivação, no fim do dia, é o dinheiro. E quando falamos do segmento de mídia e streaming, estamos falando de bilhões de dólares ao ano”, apontou Ribeiro. 

No processo da fraude, o ponto fraco é o usuário – uma vez que temos diferentes serviços e, na maioria deles, usamos senhas repetidas, o caminho se abre com mais facilidade para os criminosos. “As fraudes não começam nas operadoras, nos provedores de TV a cabo, e sim no vazamento de informação. Todos os dias são perdidas cerca de um milhão de credenciais na rede. Quando esses eventos de vazamento acontecem, poucos meses depois os problemas começam a aparecer para os assinantes. As informações vazadas começam a ser usadas na construção de uma base de dados. Os criminosos já industrializaram a atividade fraudulenta. Eles pegam essa base de dados, usam robôs e começam, então, os ataques automatizados. As credenciais, após testadas, são colocadas à venda – inclusive com garantia, porque eles têm um estoque de credenciais validadas”, explicou o diretor, informando ainda que são 19 milhões de reais em potencial em termos de perda anual por conta de fraudes, segundo dados da F5. 

E falando em valores, “limpar” as contas comprometidas também custa caro: de 30 a 50 reais por conta, o que contempla o processo de entender o impacto, comunicar o cliente e repassar para a agência reguladora, por exemplo. 

Dicas importantes

O problema é real e, segundo Ribeiro, não tem volta – pelo contrário, só deve crescer cada vez mais. “Estamos evoluindo, é verdade, mas esse tipo de fraude só vai aumentar com a chegada do 5G – quanto mais gente consumindo essas aplicações e conteúdos, maior a superfície de ataque dos criminosos”, justificou. “E estamos falando de organizações criminosas muito bem organizadas. Precisa ter muito dinheiro e investimento em tecnologia pesada para fazer o que eles fazem. As ferramentas usadas estão muito à frente dos nossos sistemas de segurança. São ataques automatizados, eles passam varrendo todo mundo. De maneira geral, as empresas ainda não estão entendendo o real problema. Elas sabem o que é fraude, mas não estão familiarizadas com engenharia de segurança de rede. Ainda estão na fase de proteger a aplicação”, completou. 

Diante do cenário, Ribeiro elencou cinco dicas importantes. São elas: os invasores encontrarão todos os aplicativos e plataformas voltados para o público; a maioria das empresas subestima amplamente o tamanho do problema; os invasores sempre irão substituir, reequipar ou reorganizar suas ferramentas; são necessários níveis avançados de defesa em vários estágios para impedir invasores especializados; e atacantes motivados recorrerão à fraude manual. 

A F5 atua com uma plataforma de segurança e prevenção de fraudes que identifica robôs, sabendo inclusive se eles são “do bem” ou “do mal”; entende o risco da fraude e protege as contas; e conta com uma inteligência de autenticação digital para entender se a pessoa é quem realmente está dizendo que é. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile