Publicidade
Início Newsletter (Pay-TV) Em mensagem ao Congresso, Dilma aponta liberação da faixa de 700 MHz...

Em mensagem ao Congresso, Dilma aponta liberação da faixa de 700 MHz em 2018

Em sua mensagem ao Congresso Nacional, na abertura do ano legislativo de 2016, a presidenta Dilma Roussef fez um apanhado das atividades do Executivo em 2015 e indicou as prioridades para 2016. No capítulo das Comunicações, o documento traz um balanço das ações relativas à radiodifusão, com destaque para a migração dos sinais analógicos para digital. Não há, no entanto, novidades em relação aos próximos passos na transição. A presidenta afirma que a transição para o sistema digital, e por consequência a liberação da faixa de 700 MHz, deverá ser concluída até o fim do ano de 2018. Não aponta, portanto, um novo prazo para o desligamento analógico, o que depende de decreto presidencial.

A mensagem diz que já foram distribuídos 7.732 conversores de TV digital, sendo 5.401 em Rio Verde/GO e 2.331 em Cristalina/GO. São os equipamentos destinados aos beneficiários do Programa Bolsa Família, equipados com a interatividade Ginga.

Expansão

Sobre a expansão dos serviços de radiodifusão, o documento destaca o Plano Nacional de Outorgas (PNO) de Radiodifusão Educativa (2015/2016), pelo qual serão contempladas 375 localidades de todos os Estados com oportunidade de novas outorgas de rádio e TV do sistema público. O PNO será composto por cinco processos seletivos e a expectativa é que o número de outorgas cresça 52,37%, chegando a 1.091 outorgas, sendo 238 relativas ao serviço de TV educativa.

Os canais de televisão digital vinculados ao Poder Executivo, aponta o documento, serão implantados de acordo com a expansão da rede da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) utilizando a multiprogramação, compartilhando infraestrutura e reduzindo custos. Para o final de 2019, a expectativa é que as programações alcancem 120 milhões de pessoas. Entre os canais estão os que já são transmitidos, há anos, por assinatura ou por via parabólica, como a TV Escola, a NBr e o Canal Saúde. Os Canais da Educação e o da Cultura foram regulamentados em 2015 e estão em fase de planejamento pelos ministérios responsáveis.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile