Publicidade
Início Newsletter (Pay-TV) Canal Max estreia série que homenageia cinema brasileiro

Canal Max estreia série que homenageia cinema brasileiro

O canal Max, da HBO, estreia nesta terça, 5, “50 Grandes Filmes Brasileiros”, série em dez episódios que relembra e homenageia o cinema nacional.

Os títulos foram escolhidos por um júri especializado, cujos nomes não são citados no programa (aparecem apenas nos créditos). A condução é do jornalista Rubens Ewald Filho. Ele explica que não se trata de uma lista dos melhores filmes, porque seria subjetivo demais, e que ele próprio não interferiu nas escolhas.

Silvio de Abreu, um dos entrevistados, e Rubens Ewald Filho

Os programas estão divididos por temas. Assim, um episódio abordará o cinema policial, outro a comédia e assim por diante, reunindo, cada um deles, filmes de diferentes épocas. A série é produzida por Luis F. Peraza, Roberto Rios, Maria Angela de Jesus e Paula Belchior pela HBO Latin America Originals, por Tatiana Quintella, da Popcon, e Rubens Ewald Filho, com recursos do Artigo 39. A direção geral é de Thiago Brandimarte Mendonça.

Um dos maiores desafios, conta a produtora Tatiana Quintella, foi conseguir os trechos dos filmes que ilustram a série. O trabalho foi desde a busca dos detentores dos direitos, o convencimento a que cedessem os trechos, e depois a obtenção das obras em si. Em muitos casos teve que ser feito um tratamento das imagens, já deterioradas. “Algumas famílias cederam as cópias na hora, e nem cobraram. Com outras foi mais complicado”, conta Ewald.

Luiz Carlos Barreto é um dos diretores retratados

As entrevistas foram gravadas há cerca de dois anos, e tomaram dois meses de trabalho. O programa traz entrevistas de diretores que morreram desde então, como Hugo Carvana, homenageado na série.

O canal não licenciou os filmes para a exibição na íntegra. Apenas um deles, escolhido pelo júri, deve ser exibido ao final da série.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile