Publicidade
Início Newsletter (Tela Viva) Cinesolar e Instituto CPFL celebram realizadores das periferias brasileiras em 14 animações

Cinesolar e Instituto CPFL celebram realizadores das periferias brasileiras em 14 animações

A “1ª Mostra Online Cinesolar: A Brincadeira Tá On – Programa Animações” começa em 12 de outubro, em celebração ao Dia das Crianças, trazendo 14 produções do gênero de realizadores de seis estados do país: São Paulo, Ceará, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Goiás e Bahia.

Com acesso gratuito pelo site, a iniciativa tem o objetivo de contribuir para o alcance e a circulação da produção audiovisual independente brasileira, além da proposta de gerar renda local e impacto social através da produção ligada à economia criativa das periferias do Brasil.

Realizada pelo Cinesolar, projeto da Brazucah Produções que promove exibições de cinema itinerantes geradas por energia solar, com patrocínio da CPFL Energia, por meio do apoio do Instituto CPFL, a mostra iniciou a seleção em agosto deste ano com apoio curatorial da Margem Entretenimento, que trouxe sua experiência com coletivos que atuam em território nacional com produção musical e audiovisual.

“Temos em nossa veia a produção audiovisual. Multiplicamos reflexões e conhecimento há 18 anos desta maneira e, por isso, acreditamos que a Mostra Online Cinesolar também vai dar palco para um universo cultural múltiplo, rico de novas ideias, regionalismos e personagens diversos. É essa expressividade que ansiamos ver nos curtas selecionados”, comenta o diretor do Instituto CPFL, Mário Mazzilli.

Destaques da programação 

Entre as animações que estarão disponíveis na mostra estão: “O São João Desse Ano” (foto), de Jussara da Silva Brito e Eva Bruna Silva Brito – 2021, Bahia; “Imbiapada”, de George Alex Barbosa – 2021, Ceará; “Uma Banda Diferente”, de Felipe Grosso e Odirley Seixas – 2020, Rio de Janeiro; “História de Pescador”, de Amanda Veloso – 2021, Goiás; “Seed”, de Fabrício Rabachim e Flávia Rabachim – 2021, São Paulo; e “Cordel da Vila: A Rainha Louca Contra o Escandaloso”, da Fábrica de Inventos – 2020, Rio Grande do Norte. 

A “1ª Mostra Online Cinesolar: A Brincadeira Tá On – Programa Animações” é realizada através da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da CPFL Energia, apoio do Instituto CPFL e Margem Entretenimento e realização da Brazucah Produções e Ministério do Turismo e Governo Federal. 

Panorama Brasil 

Ao longo do período de chamamento, aproximadamente 220 filmes foram inscritos por realizadores audiovisuais de todo o Brasil e os títulos selecionados para a mostra abordam temas relevantes, como sustentabilidade e questões sociais contemporâneas, incluindo curtas-metragens que refletem a pandemia de Covid-19.

Além das animações que abrem a programação no próximo dia 12, a mostra vai contar com o programa Panorama Brasil, composto por 42 obras audiovisuais vindas de todas as regiões do país. Estes títulos estarão disponíveis para acesso a partir de 29 de outubro. 

“Conseguimos reunir uma seleção de filmes que representam a originalidade e garra dos realizadores audiovisuais independentes brasileiros, além de coletivos e projetos sociais e educativos. Ficamos extremamente felizes com o resultado e estamos super ansiosos para dividir essa mostra tão divertida e instigante com o público”, afirma Cynthia Alario, sócia da Brazucah Produções e idealizadora do Cinesolar. 

O público poderá conferir a programação dos dois programas até o dia 31 de dezembro de 2021 pelo site oficial do evento. A lista completa com os filmes selecionados pode ser consultada no site

Masterclass, oficinas e entrevistas 

Além de terem os filmes exibidos durante a mostra, os autores dos curtas selecionados vão participar de masterclasses sobre diversas vertentes do audiovisual ministradas por profissionais do setor. 

Serão realizadas ainda oficinas para crianças e jovens sobre cinema através de atividades lúdicas. O público vai poder conferir ainda, no site oficial da mostra, vídeos de depoimentos dos diretores que integram o evento falando sobre o respectivo processo de criação, trajetória e vivência no audiovisual e principais referências, entre outros temas. 

A programação completa das oficinas e masterclasses será divulgadas em breve no site oficial do evento. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile