Publicidade
Início Newsletter (Tela Viva) Ministério da Cultura cria GT para construir subsídios para uma política de...

Ministério da Cultura cria GT para construir subsídios para uma política de preservação do audiovisual brasileiro

"Deus e o Diabo na Terra do Sol", de Glauber Rocha, é uma obra clássica do cinema brasileiro

O Ministério da Cultura (MinC) publicou nesta terça-feira, 5, portaria que cria Grupo de Trabalho com o objetivo de discutir temas relevantes para a preservação do audiovisual. O GT terá a tarefa de construir subsídios capazes de contribuir para o desenvolvimento da estratégia adequada para a implementação de medidas estruturantes para a proteção e preservação do audiovisual brasileiro. A coordenação do GT será da Secretaria do Audiovisual (SAV)

Na portaria, integram o GT:

  • I – 2 (dois) representantes da Secretaria do Audiovisual – SAV;
  • II – 1 (um) representante do Instituto Brasileiro de Museus – Ibram;
  • III – 2 (dois) representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan;
  • IV – 1 (um) representante da Fundação Biblioteca Nacional – FBN e
  • V – 1 (um) representante da Fundação Casa de Rui Barbosa – FCRB.

A portaria faz destaque para a participação do IPHAN, dizendo que o órgão participará com dois representantes considerando sua expertise no tema relacionado ao patrimônio material e patrimônio imaterial, e do Arquivo Nacional, que participará como convidado permanente do GT.

As reuniões do GT serão realizadas quinzenalmente, de forma ordinária, e extraordinariamente, mediante convocação da sua coordenação, sendo o seu quórum de deliberação por maioria absoluta. A portaria diz ainda que as reuniões do GT ocorrerão, preferencialmente, de forma remota, com possibilidade de participação presencial para aqueles participantes que estejam em Brasília, local sede das reuniões.

O GT também poderá convidar interlocutores de outros órgãos e instituições nacionais e internacionais para contribuir com o debate e desenvolvimento dos trabalhos relacionados ao objeto desta Portaria. O prazo final para apresentação do relatório final é de seis meses após a sua instituição do GT. O documento servirá para subsidiar a elaboração do Plano de Preservação do Audiovisual, podendo este prazo ser prorrogado em caso de necessidade e de comum acordo entre os seus integrantes.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile