Publicidade
Início Newsletter (Tela Viva) 3ª Mostra Cinemas do Brasil abre inscrições para filmes sobre cinemas de...

3ª Mostra Cinemas do Brasil abre inscrições para filmes sobre cinemas de rua do país

Estão abertas as inscrições de filmes para a 3ª Mostra Cinemas do Brasil, que será realizada no segundo semestre de 2021. As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas até 1º de junho de 2021, pelo site da mostra

O evento exibe exclusivamente filmes que apresentam os cinemas de rua do país como protagonistas das histórias na tela ou que dialogam com personagens frequentadores desses cinemas e com ações cineclubistas.

A Mostra Cinemas do Brasil apresentará um panorama de filmes que buscam homenagear os cinemas de rua do país e que propõem uma discussão sobre a atual situação desses monumentos arquitetônicos que, em sua maioria, antes mesmo da pandemia, encontravam-se de portas fechadas e sem nenhum tipo de reparo ou manutenção.

Em sua primeira edição, realizada no ano de 2019, a Mostra Cinemas do Brasil (“Quando a sala de projeção vira personagem”) exibiu mais de 20 filmes sobre cinemas de rua em 42 cidades brasileiras, em Israel, no Centro Cultural Brasileiro em Tel Aviv e na TVE Bahia. A segunda edição do evento (“No Mundo de 2020”) foi online, no site da mostra, exibindo 46 filmes e uma websérie e contou ainda com exibições na cidade de Aracaju/SE, no formato Drive In, através de parceria com o Curta-SE 20 – Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe.

O projeto Mostra Cinemas do Brasil é idealizado e coordenado por Eudaldo Monção Jr. com produção da Memorabilia Filmes. A curadoria da terceira edição será realizada pelo próprio Eudaldo Monção Jr, diretor dos filmes “Cine Rio Branco”, “Recordações de ontem”, “Os cinemas do Brasil em tempos de pandemia” e “Os cinemas de rua de Aracaju”, e por Priscila Urpia, curadora integrante do Coletivo #CineRuaPE, Cineclube CineRua e do Conselho Consultivo do Audiovisual de Pernambuco. A Mostra Cinemas do Brasil conta com o apoio da Rede Terra Cult – Territórios culturais baianos, Coletivo #CineRuaPE e do site Apostila de Cinema – Discutindo a Sociedade a partir do Cinema.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile