Globo reafirma investimento em conteúdo e destaca parceria com a produção independente

Globo celebra a produção e excelência do conteúdo brasileiro no Rio2C 2024. (Crédito foto: Globo/ Fabio Rocha)

A Globo reafirmou nesta quarta, 6, no Rio2C, que acontece nesta semana no Rio de Janeiro, o investimento de R$ 5 bilhões em conteúdo e tecnologia em 2024. Em tempos de debates legislativos em torno de um novo marco legal para o streaming o video-on-demand que valorize o conteúdo local e fomente um mercado independente de conteúdos, o maior grupo de mídia do país celebrou o volume de conteúdo brasileiro em todas as suas plataformas, bem como sua parceria com as produtoras independentes.

"Temos mantido uma consistência de investimento de R$ 5 bilhões em conteúdo e tecnologia. Todos os anos. Em tempos bons e em tempos difíceis. Trabalhar em parceria sempre foi a chave do nosso sucesso: produzimos mais de 1,3 mil horas de conteúdo inédito por ano, em mais de 200 produções, trabalhando com mais de 170 produtoras de todos os tamanhos e de todos os cantos do país", disse Manuel Belmar, diretor de Produtos Digitais e Canais Pagos. "80% de toda programação da TV Globo é de conteúdo brasileiro e 75% de todo o consumo do Globoplay é de produção nacional. Apenas no 1º tri de 2024, já batemos mais de 1 bilhão de horas, um crescimento de 40% em relação ao ano passado", complementou o executivo. Segundo Belmar, os Estúdios Globo não são suficientes para atender toda demanda interna das diversas plataformas da Globo. Além disso, o executivo disse que a tradicional busca por parceiros traz um "frescor externo" ao acervo da Globo.

Amauri Soares, diretor executivo da TV Globo e dos Estúdios Globo, afirmou que é desafiador sintetizar o compromisso da empresa com o Brasil. "Qual é o compromisso que você tem com sua comunidade, sua cidade e seu país? É o mesmo para a Globo. É uma empresa voltada a produzir conteúdo para o Brasil. É parte da sociedade e está à sua disposição", disse. "A Globo quer ser esse grande ponto de encontro dos brasileiros, a grande praça pública onde todos têm lugar e têm voz. E para isso precisam caber todos os brasis, com toda a sua diversidade, na Globo", reforçou. "Só para se ter uma ideia: as novelas inéditas da TV Globo têm consumo maior do que a soma das três séries mais consumidas da maior plataforma de streaming no mundo. Isso é relevância".

Segundo Soares, no período de um ano em que esteve à frente dos Estúdios Globo, foram criados três pipelines de conteúdo: humor, filmes e documentários. No primeiro pilar, foram criados e desenvolvidos 60 projetos para um pitching interno, dos quais 15 entraram em produção e ocuparão as plataformas Globo no ano que vem.

Os Estúdios Globo assumiram o compromisso de entregar 12 filmes por ano, com um filme por mês, entregar todos os meses. "Para isso precisamos de interação e parceria com criadores de fora", disse Soares. "E vamos trabalhar com distribuidores de fora para levar alguns desses títulos para o cinema", completou. O pilar de documentários também assumiu o compromisso de lançar uma produção original por mês.

Manzar Feres, diretora de Negócios Integrados em Publicidade da Globo, falou do papel da Globo em conectar o mercado publicitário com os criadores. Segundo ela, o mercado reconhece a força da Globo nessa dinâmica. "Quando a publicidade encontra a criatividade de nossos autores e roteiristas, o resultado é muito poderoso. Nascem ideias geniais, inovadoras, que colocam as marcas de maneira muito orgânica no nosso conteúdo. Elas passam a fazer parte da conversa que os conteúdos da Globo provocam. Por isso, o mercado anunciante procura qualidade, conteúdo ético, responsável", disse.

A Globo aproveitou o evento para fazer uma espécie de upfront da programação do segundo semestre.

Esportes

Na cobertura esportiva, a Globo destacou a cobertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Farão parte da cobertura mais de 100 comentaristas, de todas as regiões do Brasil, que acumulam 27 medalhas olímpicas. A TV Globo fará 200 horas de transmissão, cerca de 12 horas por dia, sempre acompanhando os atletas brasileiros. O SporTV terá quatro canais – sendo um deles com transmissões em 4K – com mais de mil horas de transmissão olímpica. Já o Globoplay terá mais de 40 sinais extras dos Jogos de Paris, trazendo todas as competições ao vivo.

Além disso, a Globo, em 2024, abraça as transmissões da Copa América, Eurocopa, Libertadores, Copa do Brasil e o Brasileirão, nas modalidades masculina e feminina.

Jornalismo

A equipe de jornalismo ressaltou a importância de coberturas responsáveis e profissionais, como no caso da tragédia ambiental que atingiu o Rio Grande do Sul.

Para a cobertura das eleições municipais, a Globo fará mais de 150 debates por todo o país, com cerca de 4,4 mil jornalistas envolvidos na cobertura das eleições municipais.

Entretenimento

A Globo exibiu um trailer com imagens inéditas de "Mania de Você", próxima novela das 9h da TV Globo.

Entre as séries, destacou os Originais Globoplay "O jogo que mudou a história", coproduzido com a Afroreggae, "Guerreiros do Sol" e as novas temporadas de "Arcanjo Renegado" (Afroreggae), "Os Outros" e "Rensga Hits!" (Glaz Entretenimento). O painel também apresentou trechos inéditos de dois filmes em produção pelo Núcleo de Filmes dos Estúdios Globo: "A lista" e "Vítimas do dia"; e o primeiro filme Original Globoplay, "Vitória" (Conspiração e MyMama Entertainment), com Fernanda Montenegro.

O ator e humorista Rafael Portugal exaltou as produções de comédia e humor. "Um gênero em plena renovação na Globo, que sempre revela grandes talentos e consegue também trazer leveza para temas importantes". Portugal citou exemplos "Cosme e Damião Quase Santos" (coprodução com o Porta dos Fundos) e "Pablo e Luisão", além dos programas "Portugal Show" (Porta dos Fundos), "Lady Night", "Avisa lá que eu vou" (Floresta), "Sobre nós dois" e a próxima estreia de "Os Hassuns" (Producing Partners).

Em música, anunciou a cobertura e transmissão de grandes eventos como "Rock in Rio", "Afropunk" e "Circuito Sertanejo", além de mencionar programas de música, como "TVZ", "Prêmio Multishow" e "Som Brasil".

A conversa sobre realities shows foi comandada por Ana Clara, que pontuou novas temporadas de "The Taste Brasil" (Moonshot Pictures) e "The Masked Singer" (Endemol Shine Brasil), além do "Estrela da Casa", a grande aposta do segundo semestre, que terá a própria Ana como apresentadora. "Um reality com tudo vocês gostam: ao vivo, confinamento, convivência, interatividade, competição e participantes de todos os lugares do Brasil! E com um ingrediente especial: muita música pra embalar o sonho de conquistar uma carreira! Vamos acompanhar de pertinho e em tempo real, os passos, os aprendizados e a formação de um novo artista e, quem sabe, um novo ídolo da música no Brasil", afirmou. O novo reality estreia em agosto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui