Sony aposta no 4K e busca formas de otimizar compressão de conteúdos para Internet


A gigante japonesa Sony fez um longo anúncio de novos produtos e tecnologias durante sua apresentação à imprensa na CES 2014, que acontece esta semana em Las Vegas. Não fugiu das tendências: sensores, dispositivos vestíveis (que a Sony sabiamente batizou de smartwears), UHD e integração com celulares e tablets. Não vieram novidades em termos de sistemas operacionais para TVs, mas novos anúncios de parcerias para conteúdos.

A Sony anunciou esforços conjuntos com o Youtube para desenvolver conteúdos 4K em encoders VP9, que o Google tem tentado desenvolver como um contraponto gratuito ao H.265 (ou HVEC, da família MPEG). Também anunciou parceria com o Netflix para mais conteúdo UHD em streaming para as TVs conectadas Sony. O "arroz de festa" Reed Hasting, CEO da Netflix, que já havia estado pela manhã na coletiva da LG, fez uma nova aparição surpresa. Foi um pouco mais eloquente. "A Internet é a plataforma natural do 4K porque os conteúdos com essa definição estão hoje na Internet", disse Hasting. A Netflix está trabalhando com a Sony para assegurar que conexões de 15 Mbps sejam suficientes para entregar conteúdo em UHD. E a Sony também anunciou parcerias com provedores como Hulu e Crackle (plataforma de TV everywhere da própria Sony) para entregar conteúdos em 4K.

Outra aposta da empresa é que os conteúdos domésticos, produzidos por câmeras fotográficas e de vídeo, também alimentarão as telas UHD. A empresa anunciou uma handycam portátil, para uso doméstico, com captação 4K, por US$ 2 mil.

Em termos de televisores, a  Sony foi mais conservadora do que as concorrentes coreanas e trouxe apenas um lançamento de 80 polegadas OLED UHD, mas nada de telas curvas.

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