Como parte do projeto “Mulheres Fazem Cinema”, o Telecine fomenta e valoriza o olhar feminino em diversas frentes de trabalho da marca. No contexto de celebrações ao Dia Internacional das Mulheres, nesta sexta-feira, dia 8 de março, o Telecine destaca algumas de suas coproduções dirigidas por mulheres. É o caso de “Eu Sou Maria”, filme de Clara Linhart que chegou nesta semana ao catálogo – disponível no Globoplay, no Prime Video Channels e nas plataformas de streaming das operadoras. O filme acompanha Maria, uma garota de 15 anos que mora em uma comunidade do Rio de Janeiro e consegue uma bolsa de estudos em um renomado colégio particular da cidade. Com a mudança em sua vida, ela passa a enfrentar um grande desafio: provar para todos que é digna da oportunidade e se adaptar a um mundo de privilégios do qual nunca fez parte.
Diretora mais assistida no Telecine por dois anos consecutivos, Susana Garcia volta ao catálogo da marca no dia 4 de abril, com “Minha Irmã e Eu”, comédia estrelada por Tatá Werneck e Ingrid Guimarães que levou mais de 2 milhões de pessoas aos cinemas brasileiros – a maior bilheteria nacional desde a pandemia.
Outro título de destaque é “Levante”, de Lillah Halla, que está em cartaz nos cinemas. O filme foi agraciado pela Fipresci (Federação Internacional de Críticos de Cinema) com o título de “Melhor Filme de Estreia”, durante sua passagem pelo Festival de Cannes, em 2023. Já em fevereiro deste ano, a coprodução do Telecine “Cidade; Campo”, dirigida por Juliana Rojas, foi premiada na mostra Encounters do Festival de Berlim. Na ocasião, Rojas recebeu o prêmio de melhor direção pelo filme, que ainda não tem data de estreia confirmada nos cinemas.
Confira a lista de coproduções do Telecine dirigidas por mulheres em 2024:
“Eu Sou Maria”, de Clara Linhart (disponível no Telecine);
“Minha Irmã e Eu”, de Susana Garcia (estreia em 4 de abril no Telecine);
“Levante”, de Lillah Halla (em cartaz nos cinemas);
“Cidade; Campo”, de Juliana Rojas;
“Avenida Beira-Mar”, de Maju de Paiva e codireção de Bernardo Florin;
“A Procura de Martina”, de Marcia Faria;
“A Sogra Perfeita 2”, de Cris D’Amato;
“Os Sapos”, de Clara Linhart:
“O Voo do Flamingo”, de Beatriz Seigner:
“Criadas”, de Carol Rodrigues;
“O Mensageiro”, de Lúcia Murat.