Publicidade
Início Newsletter (Tela Viva) “Uma Baía”, novo documentário de Murilo Salles, tem première mundial no DOK...

“Uma Baía”, novo documentário de Murilo Salles, tem première mundial no DOK Leipzig 2021

O cineasta Murilo Salles passou quatro anos descobrindo e filmando personagens que habitam no entorno da Baía de Guanabara e são diretamente afetados por ela. Ele acompanhou homens e mulheres em suas jornadas de sobrevivência – estivadores, catadores de caranguejo e mariscos, barbeiros, pedreiros e quilombolas. A partir de uma edição inicial de mais de sete horas, Salles mergulhou na essência poética de oito personagens e criou fábulas que resultaram no longa-metragemUma Baía”, que terá sua première mundial no dia 29 de outubro, na Mostra Competitiva do DOK Leipzig – o mais antigo e um dos mais importantes festivais de documentário do mundo.

O documentário, de formato observacional, conta com imagens de lugares e ângulos da Baía de Guanabara desconhecidos do público. Em oito capítulos, o filme medita sobre os habitantes da Baía, a porta de entrada dos primeiros navegantes que chegaram no Rio de Janeiro e um ecossistema vital para o Estado. O longa acompanha as atividades repetitivas e fisicamente exaustivas de humanos e animais de fazenda e lança luz sobre a estreita ligação entre o espaço geográfico e a desigualdade social.

“São investigações sobre o conflito entre vida e história, beleza e espanto no entorno da Baía de Guanabara. Fábulas que querem pulsar aquilo que dá sentido à jornada de cada um de seus personagens. Onde o olhar e a linguagem corporal das pessoas revelam mais do que estatísticas ou textos sociológicos sobre suas naturezas.”, resume o diretor. 

O festival acontece de 25 a 31 de outubro, na cidade alemã, onde Salles ganhou um Silver Dove, em 1978, pelo documentário “Estas são as armas”. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile