Publicidade
Início Newsletter (Tela Viva) ONU e Agência Lupa lançam websérie para desmentir informações falsas sobre a...

ONU e Agência Lupa lançam websérie para desmentir informações falsas sobre a Covid-19

A Lupa, primeira agência de fact-checking do Brasil, se une às Nações Unidas em uma iniciativa em prol do compartilhamento de informações precisas sobre a Covid-19 com uma abordagem bem-humorada. A campanha Pause, ação global da ONU que combate a desinformação sobre o novo coronavírus, lança nesta terça-feira, dia 8 de dezembro a websérie “#SÓQUENÃO”, que contará ainda com outros três episódios lançados nos dias 15, 22 e 29 deste mês.

Com o intuito de desmentir informações falsas compartilhadas ao longo da pandemia, a série de quatro episódios será comandada pelo ator Hamiltinho (de “Estranha Mente”, do Multishow, e “Ana e Vitória”, o filme) e terá participação especial de Rafael Infante (do Porta dos Fundos e “Vai Que Cola”) em três episódios.

Na série, os humoristas vão levar informações corretas sobre o vírus e derrubar mitos que circulam desde o início da pandemia como, por exemplo, a versão de que a máscara aumenta a taxa de dióxido de carbono e altera a flora oral. Eles também vão explicar que as vacinas não geram seres humanos geneticamente modificados nem permitem controle externo através de microchip, e vão mostrar que chá de limão, alho e jambu não têm eficácia na cura da Covid-19. Respeitando as medidas de segurança, os episódios foram gravados de maneira remota e estarão disponíveis nas redes sociais da Agência Lupa e da ONU Brasil.

Parte da iniciativa Verificado, que visa disseminar informações confiáveis sobre o novo coronavírus, Pause é uma campanha que propõe uma mudança de comportamento e novo uso das redes sociais no combate ao crescente impacto da desinformação. Usuários de redes sociais têm sido incentivados a fazer uma pausa antes de compartilhar qualquer informação online, sob as hashtags #PrometoPausar e #PenseAntesDeCompartilhar. A campanha ganha o reforço da Agência Lupa, que chega ao projeto com o mesmo propósito: corrigir informações imprecisas e divulgar dados corretos. A websérie “#SÓQUENÃO” foi o formato escolhido tanto por Lupa quanto pela ONU para levar ao público sua preocupação com a divulgação de notícias e dados precisos, especialmente, durante uma pandemia.

O projeto, coordenado no Brasil pelo Centro de Informação das Nações Unidas no Rio de Janeiro (UNIC RIO) em nome das Nações Unidas, conta com a colaboração da Purpose, uma das maiores organizações de mobilização social do mundo.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile