Publicidade
Início Newsletter (Tela Viva) Museu Casa Guilherme de Almeida abre nova edição do Programa Cinematographos de...

Museu Casa Guilherme de Almeida abre nova edição do Programa Cinematographos de Estudos de Cinema

A 3ª edição do Programa Cinematographos de Estudos de Cinema da Casa Guilherme de Almeida está com as inscrições abertas até o dia 25 de abril para o processo seletivo. O programa formativo online possibilita que pessoas interessadas de todo o país ampliem seus conhecimentos na área de cinema por meio de aulas e oficinas dinâmicas, além de desenvolver sua consciência crítica em relação às produções cinematográficas. Para integrar a turma, não é necessária uma familiaridade prévia com a área. A Casa Guilherme de Almeida faz parte da Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis.

Em 2020, frequentaram o Programa Cinematographos pessoas do Estado de São Paulo e de outros diferentes estados brasileiros, entre eles Bahia, Rio de Janeiro e Paraná.

Realizado pelo Núcleo Cinematographos da Casa Guilherme de Almeida, o Programa Cinematographos de Estudos de Cinema ocorre entre maio e setembro de 2021, por meio de dois eixos. O primeiro é formado por aulas de teoria e história do cinema, que transitam por diferentes contextos, temas e épocas; o segundo, voltado a aspectos práticos, traz workshops intensivos de desenvolvimento de roteiro, produção executiva, direção de arte, fotografia, composição de trilha sonora, montagem e edição de filme, além de atividades envolvendo a crítica cinematográfica, que contribuem para a prática de textos e materiais críticos sobre cinema.

A taxa única de matrícula é de R$ 250. Cinco bolsas integrais serão concedidas para candidatos(as) selecionados(as) no processo seletivo que declararem baixa renda por meio de formulário a ser solicitado pelo e-mail (contato@casaguilhermedealmeida.org.br). 

Entre os docentes da 3ª edição do Programa, estão: Ana Rita Bueno – cenógrafa e diretora de arte há mais de 35 anos, com participação em projetos internacionais, como as produções para RAI, na Itália, e na direção de arte de longas como o “Se Deus Vier que Venha Armado”, de Luis Dantas, e “A Memória Que me Contam” de Lucia Murat; Donny Correia – escritor, doutor em estética e história da arte pela USP, crítico de cinema e professor de História e Linguagem do Cinema em instituições como SESC, AIC e FMU; Franthiesco Ballerini – jornalista, doutorando em Comunicação Social e escritor de livros, entre eles “Diário de Bollywood – Curiosidades e Segredos da Maior Indústria de Cinema do Mundo” e “Cinema Brasileiro no Século 21”; Juliana Garzillo – produtora audiovisual, atualmente trabalhando em produções da Netflix e doutoranda em Processos Audiovisuais na ECA-USP; Luís Villaça – diretor de fotografia e documentarista desde 2002, mestre em Audiovisual pela ECA-USP, trabalhando para produtoras e emissoras de TV como HBO Latin America, e professor de cinematografia na UNIFESP e Instituto Catitu – Formação Audiovisual Indígena, entre outras instituições. 

O Programa Cinematographos de Estudos de Cinema surgiu da experiência do Núcleo Cinematographos da Casa Guilherme de Almeida com cursos, palestras, oficinas e exibições comentadas de filmes e documentários, realizados desde 2011. 

A divulgação do resultado do processo seletivo está marcada para o dia 6 de maio. Já a previsão do início das aulas, que serão dadas via Zoom e Moodle, é 18 de maio. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile