Durante debate realizado no último dia da ABTA 2003, com o título “O caminho para crescer o ARPU”, Elton Simões, diretor dos canais pay-per-view e à la carte da Globosat, relatou o resultado que este tipo de produto tem encontrado junto à base de assinantes. “No início, lidávamos com o descrédito dos provedores de conteúdo e das próprias operadoras”, conta. Mesmo assim, o PPV dos pacotes de futebol oferecidos pelas operadoras Net Brasil, segundo os dados da Globosat, cresceu 400% de 1999 até aqui. “Esse desempenho deve-se principalmente ao conteúdo. O que tem melhor relação entre rentabilidade e viabilidade é sem dúvida o futebol”.
Para Paulo Martins, CEO da Viacabo/Adelphia, o principal problema para que as operadoras consigam encontrar um rumo para aumentar a receita média por assinante, em seu entendimento, reside em um paradoxo: para adotar os mecanismos eficientes de crescimento é preciso investimentos, mas os investimentos só podem ser feitos com novas receitas. Naturalmente, a dificuldade de acesso em decorrência das condições comerciais aos operadores do pay-per-view da Globosat, na visão de Paulo Martins, faz com que esse poderoso instrumento de aumento de ARPU não faça parte da realidade de algumas operações.