Um estudo da Strategy Analytics aponta que o mercado global de dispositivos conectados de TV – inlcuindo smart TVs, set-top boxes como Roku e Apple TV, consoles de games e outros – chegou a 1 bilhão de unidades instaladas. E a perspectiva é que o mercado dobre de tamanho até o ano de 2018, chegando a 2 bilhões de dispositivos de TV conectada.
Esse mercado real e potencial cresce aos olhos das gigantes de tecnologia, que já travam uma disputa pelos televisores dos consumidores. O Google, por exemplo, já anunciou a plataforma Android TV, que será embarcada em dispositivos como smart TVs e set-top boxes e dará aos equipamentos acesso direto às lojas de conteúdos e aplicativos Play Store.
Por enquanto, aponta um estudo da Parks Associates Wednesday, quem está ganhando a disputa nos Estados Unidos é a Roku. Os set-top boxes da marca, aponta o estudo, estão em 44% dos lares estadunidenses que contam com alguma tecnologia para fazer streaming de mídia diretamente ao aparelho de TV. A Apple TV ocupa um distante segundo lugar, estando em apenas 26% desses lares.