Na próxima segunda-feira, 17 de junho, às 21h, o Canal Brasil estreia a série documental “Transgente”. Dirigida por Adriana L. Dutra e Malu de Martino, a produção mostra, em seis episódios, o cotidiano de seis transgêneros brasileiros, visitando lugares e entrevistando pessoas marcantes em suas vidas. A partir de sábado, 15, os dois primeiros episódios estarão disponíveis no Canal Brasil Play, inclusive para não-assinantes, pelo período de um mês.
Paula Beatriz, a primeira mulher trans a ocupar o cargo de diretora em uma escola de ensino público do Brasil, abre a temporada e conta como exteriorizou sua identidade somente aos 37 anos. O músico Vitor Alexandre chega em seguida para mostrar como superou o bullying e o ódio ao seu corpo. Alexya, a primeira reverenda transgênero da América Latina, narra sua luta pelo direito de ser mãe. Johi revela como superou a depressão por não se reconhecer como feminina. João Henrique faz uma reflexão sobre as questões de gênero e sobre a falta de comoção pelo sangue LGBTQI. No último episódio, Lucas, representante Queer – não segue o modelo binário heteronormativo – manifesta sua carne como instrumento de resistência.
Além de apresentar as histórias de cada personagem, os episódios contam todos com o depoimento de João W. Nery, primeiro homem trans do país – ele realizou uma cirurgia de redesignação de sexo em 1977. No programa, ele faz comentários didáticos e colabora com as narrativas por meio de sua experiência precursora.